terça-feira, 21 de julho de 2015

FOTÓGRAFO PROFISSIONAL - CARREIRAS BEM CONSTRUÍDAS SUPERAM QUALQUER CRISE





















Na sociedade contemporânea, as relações de trabalho têm mudado aceleradamente e vemos o emprego com carteira assinada ser substituído por novas formas de contratação de serviços e em consequência disso, o número de autônomos e profissionais liberais vem crescendo a cada dia – é aqui, que se encaixa a profissão do Fotógrafo.

Apesar de estarmos inseridos numa organização social, que tem por tradição, venerar a “carteira assinada”, a condição de autônomo traz inúmeras vantagens.

Grande parte dos autônomos acaba se tornando um, por força das circunstâncias – seu emprego, que lhe trazia a (falsa) sensação de estabilidade, é perdido. Outros se tornam autônomos por escolha.

O certo é que trabalhar como autônomo tem grandes vantagens!

Mais ainda, como fotógrafo – profissão em franca ascensão e que traz imenso prazer, desde que o “negócio” seja bem gerenciado.

O fotógrafo autônomo pode adaptar a carga de trabalho às suas necessidades e metas, tem liberdade na organização de seu tempo, responde, apenas, a si mesmo e tem diante dele, um mercado de trabalho bem mais amplo do que o do assalariado, o que pode ser bem mais vantajoso, se mantiver o foco em seus desejos e realizar os esforços necessários.

Concluindo, o fotógrafo autônomo tem tempo e liberdade para buscar trabalho e soluções, de acordo com seus sonhos!

Ele pode atuar, informalmente, no início e decidir por formalizar a empresa mais tarde, quando sua atuação no mercado já for mais consistente.

Sabemos, que nenhum começo é fácil – é preciso decidir sobre o nicho de atuação, estudar o mercado, perfilar seu cliente, ter um bom plano de marketing e de divulgação, dominar o networking, montar parcerias com outros profissionais, manter-se atualizado, ter disciplina, saber gerenciar as finanças e buscar formação consistente.

O estudo sistemático é fundamental - estar preparado para atuar com sucesso no mercado profissional, exige mais do que ler artigos na internet, assitir vídeos no Youtube ou fazer cursos de curta duração, de dois ou três meses e workshops de finais de semana.
O profissional precisa construir conhecimento sólido, gradativo, desde a base até o topo, o que não se consegue em menos de um ano.

Mas, com o esforço necessário, o sucesso é consequência.

O ser humano é, essencialmente, imagético e todas as empresas se utilizam dessa característica para permanecerem no mercado – o fotógrafo é peça fundamental desse processo, gerando imagens para que o homem se reconheça no mundo.

O mercado está aberto e ávido por fotógrafos bem formados, que dominem a técnica, o discurso visual e a administração de suas carreiras.

Veja a história de Fabinho Trindade, de 31 anos, de Campo Grande, que abriu mão da faculdade para se dedicar à carreira de fotógrafo e comemora 5 anos de sucesso!


por Andreia Bueno
21 de Julho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário