domingo, 16 de agosto de 2015

8 PASSOS PARA O SUCESSO DA SESSÃO FOTOGRÁFICA


A Fotografia exige investimentos consideráveis, tanto em equipamentos, quanto em cursos, livros, participação em congressos e viagens, entre outros.

Mais que dinheiro, investe-se um valor intangível e irrecuperável – o tempo.

Para o fotógrafo, o tempo gasto com trabalho determina seus ganhos ou suas perdas - saber utilizá-lo de forma racional é uma das chaves para o sucesso na carreira.

Compartilho então, com vocês, meu método de trabalho, bastante sistemático, focado no planejamento e eficiência, desenvolvido ao longo da minha trajetória de 30 anos como fotógrafa profissional, para sessões fotográficas, em que temos o controle dos acontecimentos.

O objetivo é minimizar problemas – é impossível eliminá-los por completo.

O processo se inicia pela finalidade do trabalho fotográfico, pela mídia na qual será entregue ao cliente.

Tenho prontos, sempre renovados e adaptados às expectativas de cada cliente, pelo menos cinco arquivos com projetos gráficos de álbuns e fotolivros, elaborados por mim, no Adobe Indesign.

Esses mesmos projetos impressos e encadernados, levo comigo quando atendo meus clientes, juntamente com meu portfólio fotográfico – mostrar o produto materializado é essencial, se quero que meu cliente adquira o trabalho impresso.

Dica

Não confunda portfólio com amostra de material impresso – o portfólio exibe suas qualidades e estilo como fotógrafo.

As amostras de material impresso (álbuns, fotolivros, banners, revistas, etc) exibem seu estilo de projeto gráfico, de diagramação, qualidade do material e da encadernação, com as quais você trabalha.

Tenha um portfólio para cada área da fotografia, com as quais você trabalha – não misture, no mesmo portfólio, fotografia de gestantes com fotografia de produtos.

Fotografias de áreas correlatas podem estar no mesmo portfólio, como por exemplo, fotografia de gestantes e de famílias.

Em todo atendimento, escuto muito mais do que falo. Cada palavra, cada gesto e postura do cliente me fornecem pistas para que eu construa seu perfil, entenda sua personalidade e sua demanda.

Apresento então, as opções de mídia com as quais trabalho – o cliente pode assim, certificar-se da qualidade do material impresso, da encadernação, do meu estilo de diagramação e fotográfico.

Depois que o cliente faz sua escolha, apresento minha proposta, que se aceita, torna-se um contrato detalhado, proporcionando segurança a ele e a mim.

Começa então, a aplicação do meu método de trabalho, que racionaliza o gasto de tempo, a exigência do meu equipamento e garante a satisfação do meu cliente:

Fase 01 . Briefing




















O fotógrafo deve agendar um encontro informal com cliente para um bate papo, para conhecê-lo melhor, reunindo informações sobre suas preferências e expectativas em relação ao trabalho fotográfico, às linhas gerais da narrativa visual e estética.

É o momento de estabelecer o vínculo com o cliente, gerando confiança e um pouco de intimidade – certamente, o trabalho transcorrerá com maior fluidez.

Finalizando o encontro, o fotógrafo deve entregar dois briefings para o cliente e solicitar o preenchimento – um textual e outro, visual.

Fase 02. Elaboração do Projeto



























Com base nas informações recebidas nos briefings, o fotógrafo inicia o processo de criação, montando uma “boneca”, que simulará o modelo gráfico contratado pelo cliente.

Em cada quadro da “boneca”, o fotógrafo esboçará através de desenhos, cada fotografia, incluindo todos os elementos estéticos do projeto gráfico e de produção.

Fase 03. Inventário














Finalizada a “boneca”, faz-se um inventário de tudo, que será necessário para a realização da sessão fotográfica e do projeto gráfico, incluindo locação, elementos de cenário, acessórios, adornos, esquemas de cores, tipografia, etc.

É hora de retornar ao cliente, orientando sobre os looks a serem usados, maquiagem, cabelo e solicitando o que ele tiver disponível, dentro do inventário.

Se o cliente não tiver algum item, cabe ao fotógrafo ou ao produtor, providenciar.

No dia anterior à sessão fotográfica, é fundamental conferir todos os itens do inventário e entrar em contato com o cliente para confirmações.

Fase 04. Sessão Fotográfica



















No dia da sessão, o fotógrafo deve levar consigo todo material de produção organizado e a peça-chave – a “boneca” - para então, iniciar o trabalho, consultando-a e fotografando de acordo com o planejamento.

Dessa forma, ao final da sessão, terá fotos adequadas à diagramação do modelo de álbum ou fotolivro escolhido pelo cliente, no que se refere ao formato, cores, cenas e narrativa visual.

Fase 05. Workflow


Depois de finalizada a sessão, é hora de colocar o Workflow em ação, descarregando os arquivos, fazendo back up, editando e aplicando o tratamento básico nas fotos, a fim de enviar ao cliente para seleção.

Fase 06. Diagramação



Recebida do cliente, a lista de fotos selecionadas para o álbum ou fotolivro, o fotógrafo faz o tratamento detalhado das imagens, abre o modelo de projeto gráfico escolhido e, com base na “boneca”, insere as fotos nos respectivos quadros.

Fase 07. Impressão e Encadernação

Terminada a diagramação, o fotógrafo deve enviar o pré-projeto para aprovação do cliente.
Depois de aprovado, envia-se o material para a gráfica ou minilab e depois, para a encadernadora, acompanhando- se o processo – isso evita surpresas desagradáveis.

Dica

No caso de fotolivros, costumo rodar meus materiais aqui em BH, numa gráfica específica, que trabalha com a HP Índigo para depois, enviá-lo a uma encadernadora.
Para álbuns, deixo o trabalho de copiar as fotos e encadernar numa única fábrica, que me entrega o produto pronto.

Fase 08. Entrega do Material ao Cliente

Com o produto pronto, o fotógrafo deve entrega-lo ao cliente numa embalagem personalizada, contendo sua marca – é sempre bom, oferecer um “presente” ao cliente.

Existem infinitas formas de surpreender o cliente com um “presente”, sem que isso onere o valor cobrado pelo serviço.

Esse método de trabalho pode parecer complexo no início, mas com o uso frequente, torna-se automático - nossos alunos, que utilizam, aprovam.

Através dele, o fotógrafo “pensa” a fotografia antes de realiza-la, cria projetos personalizados, evita atropelos na diagramação, racionaliza seu tempo, além de exercitar sua criatividade.

Sessões planejadas, quase nunca ultrapassam o tempo previsto, não geram excesso de imagens e possibilitam a entrega do material ao cliente antes do prazo prometido.O resultado é a satisfação de ambos!

Mas nunca é demais lembrar – qualquer planejamento deve incluir “resiliência”.

Ninguém vai deixar de fotografar uma bela e repentina cena, só porque não faz parte do projeto!

Há, sempre, lugar para uma boa foto – quem sabe, a capa do seu projeto?

Por Andreia Bueno
Studio3 Escola de Fotografia
Agosto . 2015

Um comentário:

  1. Gostei muito do que li em seus blogs e gostaria de saber se dão aulas on line. Hoje está difícil encontrar material bom presencial, já que eu moro no interior de São Paulo. Obrigada.

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