sábado, 26 de março de 2016

10 DICAS PARA SER BEM SUCEDIDO NOS NEGÓCIOS DE FOTOGRAFIA E FILMAGEM

Preparar-se para atuar profissionalmente nas áreas da fotografia, do cinema e do vídeo exige mais do que frequentar cursos tradicionais - é preciso colocar em prática as técnicas aprendidas. Mas só isso não basta: num mundo globalizado e tão acelerado, é fundamental, que o profissional saiba lidar com outros aspectos práticos, tornando seu negócio rentável.

saralizy18.tumblr.com

Assim, sugerimos que você reflita sobre sua postura, em relação aos aspectos abaixo - estar atento a eles significa um grande avanço na direção da realização dos seus sonhos.
01 . SEJA HUMILDE E ESTUDE SEMPRE!

Tim Mantoani


Como artista, você precisará trabalhar duro para conquistar seu lugar ao sol. Desafie-se constantemente, com o objetivo de continuar crescendo e aprendendo, mesmo quando você já tiver chegado aos 90 anos. Mantenha o espírito de iniciante e esteja aberto a novas ideias, novas técnicas e soluções. Nunca finja, que você sabe tudo – tenha a mente aberta e seja humilde, independentemente do quão bem sucedido você se tornar.
Lembre-se, que a técnica e a câmera são apenas, ferramentas - sua cultura, seu olhar e sua habilidade para negócios é  que definirão onde você chegará.

02. TENHA BOAS ATITUDES

Os ramos da fotografia e da filmagem parecem férteis para o surgimento de grandes egos de profissionais, que se acreditam estrelas. Isso pode até acontecer, mas eventualmente. Existem muitos profissionais com potencial para realizar qualquer tipo de trabalho e quando suas habilidades são equivalentes, os contratantes preferem optar por aquele com melhor atitude e que seja mais simpático. Para contribuir de forma efetiva, o profissional precisa estar aberto a escutar, ser receptivo a ideias e saber trabalhar em conjunto.

03. APRENDA SOBRE NEGÓCIOS

Ter uma ideia clara sobre o rumo, que você quer dar à sua empresa nos próximos anos – e criar um plano de negócios consistentes e adaptável à mudanças – é fundamental para o sucesso de qualquer fotógrafo ou cinegrafista.

04. FAÇA NETWORKING
conexaoempreendedora.com

As pessoas contratam pessoas em quem confiam e com as quais, tenham boa conexão. Isso não significa, que ter os contatos certos seja mais importante do que o talento, mas é impossível negar o valor das indicações, em uma indústria em que as oportunidades tradicionais são um pouco limitadas.
05. CRIE UMA MARCA ÚNICA


Para um profissional iniciante é importante que sua marca possa se distinguir entre tantas outras. Esse diferencial deve ser refletir em seu Website, na entrega final do trabalha e em todos os demais aspectos. Para isso, é importante que você tenha em mente com clareza, como deseja ser visto pelo mercado.
06. SEJA OUSADO

Sair da zona de conforto é essencial. Você não pode ficar sentado, esperando que o telefone toque se antes, você não mostrou a sua cara e nem foi proativo. Ligue para os clientes com os quais deseja trabalhar e marque um encontro, para mostrar seu trabalho pessoalmente.


07. APROVEITE TODAS AS OPORTUNIDADES

Viver, exclusivamente de fotografia e filmagem não é fácil – assim como em várias outras profissões. Portanto, não desperdice o tempo em que você está tranquilo financeiramente. Leve seu trabalho para onde ele possa ser visto e tente ganhar dinheiro. Tudo pode vir a se tornar uma oportunidade. Aproveite seu tempo e produza novos materiais, realize projetos pessoais e não se esqueça - carregue um pequeno portfólio e seu cartão de visita para onde você for!
08. MANTENHA-SE ONLINE




Os clientes particulares, os editores e produtores de arte leem blogs, frequentam o Facebook, estão presentes no Instagram e no Twitter – atualmente, a internet é o melhor canal para se tornar visível.
Mas não basta estar presente, simplesmente – torne sua “presença” consistente e interessante. As pessoas costumam criar vínculos bastante produtivos, com quem publica conteúdo, que lhes enriquece – vá além de mostrar seu trabalho. Interaja e mostre quem você é.


09. MANTENHA SUA PAIXÃO

sergiomoraesfoto.wordpress.com
Quando um potencial cliente vê seu trabalho, ele quer perceber se seus vídeos ou fotografias são feitos com paixão, não sendo simplesmente, um trabalho para ganhar dinheiro. Assim, saberão que ao contratar você, terão “mais que um trabalho”.

10. SEJA PERSISTENTE

Tudo que você semeia, demanda cuidado constante e tem um tempo certo para florescer – os frutos virão. Todo esforço feito da maneira correta dá certo. A chave é não desistir.
imaghine.tumblr.com
Mantenha o foco em seu objetivo e construa uma história de sucesso.

Andreia Bueno
Escola de Fotografia Studio3 & Sesiminas

26 de Março de 2016


Um comentário: