segunda-feira, 11 de junho de 2012

FOTÓGRAFOS . CARREIRA E MÍDIAS SOCIAIS


Alguns anos atrás, no início da era das mídias sociais, era preciso convencer os fotógrafos, através de inúmeros argumentos, sobre o quanto essas novas ferramentas poderiam ajudar no desenvolvimento de suas atividades profissionais. Hoje, não é mais necessário – todos reconhecem o quanto essas redes podem auxiliar na expansão e construção de uma carreira.
Sendo dinâmicas, as plataformas de mídia social são, constantemente, atualizadas e alteradas, o que faz com que os fotógrafos, nem sempre , consigam usufruir de todo seu potencial de divulgação.
Grande parte dos fotógrafos bem sucedidos domina a arte do Facebook, do Twitter, do Linkedin e do Google+. Para tanto, é preciso saber o que funciona e o que não funciona. Independente da mídia social escolhida, um ponto é fundamental: o sucesso nas redes vem com o tempo, gasto de energia, aplicação de estratégias, planejamento e métodos.
Postar indiscriminadamente e, ao mesmo tempo, interagir com clientes potenciais não leva a resultados positivos.
 Antes de tudo, é preciso questionar-se:
Qual é o meu objetivo?
Em que as ferramentas “Mídias Sociais” podem me ajudar a alcançá-lo?
Frequentemente, nos envolvemos, tão profundamente, com as mídias sociais, que acabamos por perder de vista, a finalidade original de cada uma delas – vale a pena recuar , observar e perceber.

De acordo com as próprias fontes:
. O Facebook tem como missão, oferecer às pessoas, o poder de compartilhar e tornar o mundo mais aberto e conectado.
. O Twitter conecta empresas aos clientes, “just in time” . As empresas utilizam o Twitter para compartilhar ,rapidamente, informações com pessoas interessadas em seus produtos e serviços, coletar, em tempo real, informações sobre o mercado, obter feedback, construir relacionamentos com clientes, parceiros e pessoas influentes.
. O LinkedIn é a maior rede de profissionais do mundo, com mais de 120 milhões de membros e crescimento acelerado. Conecta o usuário a contatos confiáveis, possibilitando a troca de conhecimentos, idéias e oportunidades, numa ampla rede.
. O Google + conecta os usuários, mais do que no mundo real.
Possibilita o compartilhamento de idéias, pensamentos, links e fotos com os círculos/grupos certos. De uso fácil e espontâneo, oferece vídeo-chat para conversas com até nove pessoas de uma só vez.

Mídias Sociais – Uma Poderosa Ferramenta de Marketing

As mídias sociais não são ferramentas milagrosas, que melhoram os negócios da noite para o dia.
Entretanto, são parte importante da estratégia de comercialização, que auxiliará no processo de reconhecimento e fortalecimento de sua marca e na conexão com clientes potenciais.
É possível aferir, quantitativamente, através do Google Analytics, que os sites de mídias sociais direcionam um volume significativo de referências, ao tráfego destinado a sites de fotógrafos.
Existem, na verdade, duas formas principais de Marketing – de saída e de entrada. As táticas do marketing de saída são intrusivas - ações tradicionais que “empurram” material promocional para os clientes potenciais, como emails e material de campanhas, convites impessoais para visitas à portfólios, feiras, propaganda paga (revistas, outdoors, etc), entre outros.
As táticas de marketing de entrada são, exatamente, o oposto – elas facilitam que você seja encontrado pelo cliente potencial, exatamente, quando ele procura por algum serviço ou bem que você possa oferecer. As estratégias de Marketing de entrada são opt-in – o visitante encontrou você por afinidade, por segui-lo ou por te-lo buscado.
As mídias sociais, mecanismos de busca e blogs são táticas de entrada.
Com táticas de entrada, o consumidor final já elimina parte da avalanche desordenada de informações e promoções que, atualmente, invade sua vida - porque você é de alguma forma, importante para a satisfação das necessidades do cliente potencial, ele estará mais propenso a reagir, positivamente, às suas mensagens.
Desta forma, as táticas de entrada preparam o terreno e facilitam sua localização pelas pessoas interessadas em seus serviços.
Se você deseja aumentar seu campo de ação, criando, tanto quanto possível, meios eficientes para que as pessoas se conectem a você, é fundamental observar, que o marketing em mídias sociais implica em melhorar sua performance na rede, com o objetivo de atrair tráfego de entrada de alta qualidade.
Não existe receita perfeita para o sucesso de um mix de táticas de entrada e saída – a estratégia irá variar de acordo com seu orçamento, seu comportamento e retorno do investimento – resultados obtidos tendo em vista o tempo e valores investidos.
É um engano considerar que a participação em mídias sociais é gratuita, uma vez que não se está investindo valores em dinheiro – o custo real é o tempo gasto no desenvolvimento das atividades relacionadas.
Investir tempo em mídias sociais significa que você não está investindo em outras atividades produtivas.
É por isso que você precisa ter certeza de que está recebendo o maior retorno possível sobre o investimento feito – da mesma forma como se procede numa campanha publicitária, que tem alto custo em dinheiro.
Cabe a você avaliar os resultados das ações implementadas e determinar as estratégias corretas de marketing.

Como Utilizar as Redes Sociais a Favor da Ampliação de sua Carreira como Fotógrafo:

Construção do Nome/Marca: o compartilhamento de conteúdo relevante, que realmente envolve as pessoas, através da mídia social, pode ajudá-lo a tornar-se conhecido, dentro de sua especialidade ou permitir-lhe estabelecer credibilidade a respeito de um tema específico, relacionado com sua fotografia.

Gerenciando Relacionamentos: muitos de seus clientes atuais, parceiros e colegas já fazem parte das mídias sociais, razão pela qual você deve estar, também presente, gerando assim, múltiplas possibilidades de contato. Redes sociais como o Twitter podem ser úteis para oferecer suporte ao cliente e conexões on-line podem proporcionar oportunidades, para que você fique ciente dos comentários ou demandas, que estão sendo publicadas nas redes sociais. De maneira mais ampla, a mídia social pode ser o canal ideal para atualizar os clientes sobre lançamentos e novos projetos, para compartilhar realizações e sucessos ou ampliar conexões pessoais e profissionais, através de atualizações de outros usuários.

Geração de Vendas Diretas: Embora oferecer, diretamente, produtos e serviços disponíveis para venda pareça ser o uso mais lógico das mídias sociais, esta é uma tática que deve ser empregada com muita habilidade. A mídia social pretende ser um canal de comunicação de mão dupla – publicar, regular e enfaticamente "Contrate-me! Faça um Book em meu estúdio!”, afastará, rapidamente, as pessoas. No entanto, reconhece-se que a mídia social se presta tanto aos negócios, quanto ao uso pessoal, sendo que alguma promoção é aceitável. Se o fotógrafo conquistar, antes, a confiança e credibilidade da comunidade, participando e ouvindo, agregando valores, estimulando debates interessantes e, quando possível, auxiliando outros usuários, essas pessoas aceitarão, também, alguma autopromoção - especialmente se elas têm afinidade com a marca criada pelo fotógrafo.
É aceitável que 10% das mensagens publicadas sejam de autopromoção, o que significa 1 em cada 10 mensagens.

Compartilhamento: Como as redes sociais são baseadas na cultura do compartilhamento, seus seguidores provavelmente, estarão também, à procura de links interessantes para compartilhar com suas próprias comunidades. Este compartilhamento aumenta a probabilidade de que mais pessoas possam ver, compartilhar e vincular seu conteúdo. As redes sociais possibilitam, ainda, que determinado conteúdo apareça, momentaneamente, na primeira página dos resultados dos sites de busca.
Atualmente, os principais mecanismos de busca arquivam os tweets e exibem os selecionados, que contém palavras-chave (tags) na primeira página dos resultados de pesquisas, elevando-os a um posicionamento superior, mesmo que por um curto espaço de tempo.

Inspiração & Feedback: Quando o fotógrafo começa a construir uma sólida rede de relacionamentos, acaba por se surpreender com o quanto pode absorver, aprender e compartilhar, mesmo que não tenha essa intenção. Optando por interagir através do Google +, Twitter, Facebook, LinkedIn ou de todas as redes, repentinamente, tem acesso a novas idéias, que podem estimular sua própria criatividade, sendo influenciado ou inspirado pelo trabalho de outros. Através das mídias sociais é possível conversar sobre assuntos diversos – da técnica ao orçamento ou sobre a habilidade ao lidar com clientes e modelos.
É possível, ainda, conectar-se com fotógrafos famosos ou emergentes, em diversos espaços sociais, observando sua publicações e acompanhando sua evolução.

Fundamental : Definir Metas e Acompanhar Resultados

Antes de mergulhar no universo das mídias sociais, é importante estabelecer metas e métodos de avaliação de desempenho, verificando se os resultados obtidos são satisfatórios. Além disso, é preciso considerar um padrão de referência – deve-se eleger um grupo de dados que possibilitem a comparação entre dois períodos – um antes das ações implementadas e outro, após a realização das ações.

Depois de decidir sobre metas e ferramentas que irá utilizar para alcançá-las, devemos rever todo o planejamento. Esteja consciente de que, o investimento em qualquer mídia social demanda de dois a três meses, para que o resultado possa ser avaliado. Só depois desse período e de ações sistemáticas e constantes - cumprimento do planejamento - é possível analisar e comparar resultados, verificando se as mídias sociais estão sendo, realmente, eficientes. Até mesmo a avaliação de outros meios de marketing como estratégias aplicáveis, deve aguardar esse tempo.
 A utilização de um sistema de rastreamento, como o do Google Analytics, é também, fundamental para o acompanhamento do grau de eficiência de cada plataforma de mídia social, no que se refere ao direcionamento de visitantes a seu site ou página.
Esta ferramenta oferece dados concretos sobre o que está ou não funcionando, ajudando a melhorar seu desempenho, a fim de atrair mais tráfego, mas apenas, se o fotógrafo tiver, antes de tudo, consciência de suas metas.
Por isso, atuar estrategicamente nas mídias sociais -  escolher, cuidadosamente, o que se publica, com quem se relaciona – pode ajudar o fotógrafo a atingir, mais rapidamente, suas metas.
Ter consciência de onde se quer chegar ajudará a avaliar o tempo X esforço, que o fotógrafo dedica às redes sociais. Além disso, indicará quais as ações serão necessárias para que se alcance o sucesso.
Quantos seguidores são necessários para atender suas necessidades? 30.000? Ou 500 seguidores de alta qualidade atendem suas demandas? Esse índice depende do que se deseja alcançar.
O fotógrafo terá mais sucesso se mostrar ao público sua paixão pela fotografia e compartilhar alguns de seus trabalhos, entre suas publicações – algumas vezes, isso significa que será preciso escrever. Para os que elegem as imagens como meio de comunicação de suas idéias e emoções, escrever pode ser um desafio. Mas vários fotógrafos bem sucedidos são bons escritores e o ato de publicar textos pode se tornar mais uma ferramenta para o sucesso em redes sociais.
Direcionando esforços, observo que não é necessário fazer parte de todas as mídias sociais – basta escolher algumas e se dedicar a elas, escrevendo e contando suas histórias, além de publicar fotografias. As pessoas, que frequentam sites fotográficos, se mostram muito interessadas no cotidiano dos fotógrafos e nos temas que lhes inspiram. Encontrar o equilíbrio nas publicações não é tarefa simples, uma vez que transmitir uma imagem narcisista não é o ideal – é sempre bom, manter a humildade, compartilhar matérias sobre arte, informações interessantes e indicações sobre temas inspiradores.
Devemos analisar de que maneira nossos objetivos se encaixam dentro das diversas mídias sociais e comunidades. Assim, o fotógrafo terá uma base sólida para criar estratégias globais, que permitirão atuações eficientes nas redes sociais.
O melhor e mais importante posicionamento é ouvir primeiro e falar depois. Compreender a dinâmica de cada comunidade, para depois participar ativamente, permite uma atuação mais eficaz e faz com que os dois lados se harmonizem.
É também, fundamental, responder imediatamente, qualquer pessoa que se comunique com o fotógrafo através das redes sociais. Essa prática provoca no visitante, a sensação de que ele está lidando com uma pessoa real e não com um sistema automático de respostas – as pessoas desejam saber se, do outro lado, há um ser humano.
É de suma importância definir e reconhecer seu público alvo.
Muitos fotógrafos dedicam grande parte de seu tempo se contatando com outros fotógrafos – obviamente, você poderá se tornar um profissional melhor, aproveitando conselhos, dicas e informações dos experts, mas sua presença na rede deve representar seu trabalho e ser direcionada a seu público alvo. Lembre-se que suas publicações nas redes sociais não devem discorrer, apenas, sobre você próprio – devem ser um, interessante, mix de informações, conceitos, idéias e indicações , que as pessoas possam utilizar para solucionar seus problemas, para melhorar suas capacidades ou até mesmo, para fazê-las pensar. As publicações de maior sucesso nas redes sociais são as educativas e de entretenimento.
As publicações de um usuário nas mídias sociais devem ser uma combinação entre as necessidades do público e da personalidade do indivíduo. O ideal é descobrir o que é útil, transformar em conteúdo e publicá-lo direcionando-o a seu público-alvo.
Isto ajuda a configurar um interessante grupo de clientes potenciais. Em seguida, lance mão de sua personalidade, para ajudar esses clientes potenciais a se conectarem com seu trabalho. As pessoas precisam confiar no fotógrafo que pretendem contratar e seu perfil, nas mídias sociais, pode ajudar a alcançar esse objetivo.

Andreia Bueno . 11 de Junho de 2012 . ©

3 comentários:

  1. Que delicia de leitura Professora querida, muito Obrigado,, viu.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Hector! Fico feliz que tenha gostado! Bjos

      Excluir
  2. Vou rever algumas prioridades. Obrigada pelas dicas Andreia!!!

    ResponderExcluir