segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Fundação Municipal de Cultura apresenta . “Sebastião Salgado: Fotografia Comprometida”

A Exposição do fotógrafo mineiro entra em cartaz nos Centros Culturais da FMC
 
“Sebastião Salgado: Fotografia Comprometida”
Abertura: 22 de janeiro de 2013, às 18h - Centro Cultural Venda Nova
Rua José Ferreira Santos, 184, Novo Letícia
Entrada Gratuita



Visitação: de terça a sexta, das 9h às 17h
                 sábados, das 9h às 13h
 

Informações para o público: (31) 3246-0103


A Fundação Municipal de Cultura inaugura na próxima terça, dia 22 de janeiro de 2013, a exposição “Sebastião Salgado: Fotografia Comprometida”, uma mostra itinerante, que irá percorrer todos os Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura, com a reprodução de dez imagens do renomado fotógrafo mineiro, cujas fotos originais pertencem ao acervo do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB).



A mostra contempla fotos pertencentes às séries “Trabalhadores”, “Terra” e “Êxodos”,que têm em comum, o olhar original de Sebastião Salgado sobre o cotidiano dos povos excluídos, a condição humana e as desigualdades sociais, temáticas que o consagraram como um dos melhores fotojornalistas da atualidade. Entre as imagens mais marcantes da exposição está a da menina sem-terra, Joceli Borges, cujo olhar triste foi eternizado pelas lentes de Sebastião e estampou o seu livro “Terra”,lançado em 1997.
 

A abertura da exposição acontece no dia 22, às 18h, no Centro Cultural Venda Nova. Seguindo o objetivo da FMC de descentralização da cultura em Belo Horizonte, ao longo do ano, todos os Centros Culturais receberão a exposição em programação ainda a ser divulgada.
 
 
Sobre o fotógrafo
 
 
Sebastião Salgado, mineiro de Aimorés, ganhou reconhecimento internacional ao fazer crônicas sobre a vida das pessoas comuns na forma de imagens.
 
O seu trabalho resultou em diversos livros, exposições e prêmios nacionais e internacionais. Entre suas publicações mais conhecidas estão “Outras Américas”, de 1986, obra na qual ele mostra a vida dos camponeses latino-americanos; “Trabalhadores”, uma homenagem ao labor realizado com o corpo, lançado em 1993; além de “Terra”, livro que retrata a dura realidade dos assentamentos e da vida dos trabalhadores rurais no Brasil, de 1997.
 
Em 2000, o fotojornalista cria o projeto “Êxodos” e percorre 47 países para contar a história da migração do campo para as cidades.Em 2004, lança mais um projeto - “Gênesis” - no qual se dedica a clicar partes do planeta ainda intactas com a intenção de chamar a atenção das pessoas para conceitos como biodiversidade, sociodiversidade e o papel que todos temos na conservação ambiental.
 
A exposição com o resultado desse projeto está agendada para 2013 no Museu de História Natural de Londres. Estão previstos ainda para este ano, dois lançamentos importantes sobre o trabalho de Sebastião Salgado: um catálogo dividido em dois volumes, com os registros fotográficos do projeto “Gênesis”, e ainda o documentário sobre a vida do fotógrafo, “A Sombra e a Luz”, produzido pelo alemão Wim Wenders com a colaboração de Juliano Salgado, filho do fotógrafo.
 
 
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação | FMC - 3277-4682


Nenhum comentário:

Postar um comentário