O Enquadramento
O enquadramento consiste no ato de isolar uma porção do nosso ângulo do campo visual.
Um bom enquadramento fornece à imagem o máximo de eficiência dramática e estética.
O equilíbrio de massas e linhas ganha aqui, a sua maior importância.
É o próprio jogo de linhas e massas, que estabelece determinadas relações, acabando por criar interesse e emoção.
O termo enquadramento define a posição da câmara ou ângulo de tomada , em relação ao centro de interesse e às bordas da imagem.
Ao escolher uma parte do que nos cerca e que fará parte do enquadramento, eliminamos grande parte do que compõe nosso campo de visão – recortamos o que vemos, escolhemos, selecionamos o que o observador vai enxergar –definimos o que será "desprezado", o que estará “fora de campo”.
Ao enquadrar estamos evidenciando e chamado a atenção do observador para determinado ponto.
Este é um fator decisivo para a composição e durante a evolução da fotografia, o enquadramento e suas definições foram formalizados na escala de planos.
Tipos de Enquadramento
Centralizado
Reforça o valor descritivo da imagem sem grandes pretensões quanto à composição. É o caso do enquadramento simétrico que apresenta, simultaneamente, dois sujeitos dispostos simetricamente, com o mesmo peso visual.
Pode transmitir sensação de estaticidade e monotonia.
Descentralizado
Torna a composição mais dinâmica, em virtude da assimetria, estimulando a atenção do observador.
Inclinado
Reforça a sensação de instabilidade, uma vez que estamos habituados a associar a estabilidade à vertical ou horizontal.
Profundidade - A Terceira Dimensão
A Profundidade na fotografia é antes de tudo, uma ilusão, já que a fotografia nos oferece apenas, os aspectos bidimensionais da cena registrada.
Para simular a sensação de terceira dimensão - a profundidade - o fotógrafo precisa lançar mão de alguns truques visuais, "manipulando" a percepção do observador.
Simulando a Terceira Dimensão
Pesos Óticos - Massa
Numa imagem, os elementos de massa - cada um com seu peso visual - podem ser distribuídos de forma a criar uma sensação de profundidade.
A ilusão de perspectiva pode ser amplificada para transmitir uma falsa sensação de espaço.
Não haverá mudança na perspectiva se alterarmos, apenas, a distância focal da objetiva utilizada.
Haverá alteração na perspectiva somente, quando alteramos a posição da câmera em relação à cena.
Linhas
André Kertész
A perspectiva de linha atua também, aumentando a ilusão de perspectiva.
Para se obter esse efeito, deve-se evitar captar imagens com a câmara na posição frontal. Se posicionarmos a câmara lateralmente em relação ao centro de interesse, aparecerão as diagonais no plano, o que, além de dinamizar a imagem, contribuirá para a ilusão da perspectiva.
Tonalidade
Ansel Adams
Podemos conferir profundidade a um plano se dispusermos as tonalidades de modo que:
As zonas mais claras sejam posicionadas em primeiro plano e as mais escuras, ao fundo.
O contrário também poderá funcionar em determinadas circunstâncias.
Planos de Foco
Se o centro de interesse se destacar dos outros elementos porque os últimos estão fora do plano de nitidez, a sensação de profundidade será amplificada.
Além disso, as diferenças de foco ajudam a direcionar a atenção do espectador no centro de interesse.
Outubro . 2016
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