domingo, 12 de junho de 2016

OS SEGREDOS DA FOTOGRAFIA SENSUAL E DO NU FEMININO

Um nu feminino ou a fotografia sensual, podem transmitir diversas mensagens, dependendo da pose, da iluminação e da atmosfera, que envolve o ato fotográfico - as fotos podem ter um clima romântico e intimista ou agressivo e desafiador.
 Valerie Schooling

 Christa Meola


 Seja em cortes ou inteiro, o corpo feminino é desmembrado e reunido, insinuando símbolos e despertando desejos. Nossa cultura transformou o corpo da mulher na expressão máxima do erotismo, deslocando todas as necessidades afetivas e sociais para ele. É no corpo, que se inicia o desejo e é para ele, que converge a sexualidade.


Christa Meola

A fotografia, mais do que qualquer outro meio produtor de imagens, tem difundido o corpo feminino, tornando-o acessível a todos. 
Quando um fotógrafo se propõe a fotografar o corpo feminino, precisa levantar essa e outras questões, pois acima de tudo, o ato de fotografar é uma forma de interpretar o mundo.
Que ideia ocupa a mente do fotógrafo ao olhar, através do visor, o corpo feminino? De alguma forma, fotografar pessoas é transformá-las em objetos de cuja posse, simbolicamente, o fotógrafo se apossa.
É preciso ter consciência de sua ideia ou conceito ao fotografar nus ou sensuais femininos.
Dessa forma é possível seguir uma linha consistente, sem que o trabalho produza resultados, que não eram desejados.
Mergulhe nos estudos, nas pesquisas - busque por referências na pintura e na fotografia. Identifique com clareza,o que mais lhe agrada no trabalho dos grandes mestres - é o primeiro passo para "criar" seu próprio estilo.

A Modelo

 

A pergunta "quem fotografar?" está intimamente ligada à questão "por que fotografar?". A modelo precisa participar ativamente de seu projeto, pois de outra forma, as fotografias perderão o impacto. Se sua escolha não for adequada, é possível que o resultado seja uma coleção de fotos medíocres, de uma mulher envergonhada.
Discuta suas ideias com a modelo, pois só conhecendo seu projeto, ela conseguirá expor seu corpo à câmera de forma espontânea, liberta de inibição e de preconceitos.
Antes porém, decida qual é a sua proposta ao fotografar - transformar o corpo num objeto erótico, redescobrir o corpo como algo belo e sensual ou encontrar idéias mais criativas em que o corpo feminino assume símbolos, que pertencem ao inscosciente, como a figura da "mulher fatal", sombria e destrutiva, ou o da "mulher enigmática", como imagem do mistério, por exemplo.
Helmut Newton

Encontrar pessoas interessadas em posar para fotografias convencionais é fácil, já que a fotografia ganhou enorme status no mundo atual. Mas encontrar pessoas dispostas a posar para um projeto fotográfico de nu ou sensual, é raro.
A saída é convidar pessoas do seu convívio, que por terem mais intimidade, certamente colaborarão para que o trabalho tenha autenticidade.
Caso você não encontre ninguém para posar, a solução é buscar em escolas de arte, academias ou em agências de modelos - será necessário algum investimento.
Para uma primeira abordagem, é fundamental ter um portfólio impresso em mãos. Como você está começando e ainda não possui portfólio desse tema, apresente outro, com suas melhores fotos, que possam comprovar sua capacidade técnica - essa atitude inspira confiança.
Durante a conversa, explique seu projeto de forma clara e objetiva. É fundamental, que sejam tratados os detalhes de pagamento (se houver) e termos de uso das imagens.
Se não houver pagamento, proponha permuta e entregue à ela um book com as melhores fotos.

Observação: antes de iniciar seu trabalho com a fotografia de nu ou sensual, treine a fotografia de pessoas, especialmente, retratos para que sua capacidade de dirigir seja desenvolvida.

O Cenário


Dreamstime.com
  
Defina a locação de acordo com o conceito de seu projeto - todos os elementos da cena carregam em si, um simbolismo e tudo deve ir de encontro à sua narrativa visual.
Escolhida a locação, faça um bom reconhecimento do espaço, seja em ambiente interno ou externo.
Verifique a iluminação, conferindo se será necessário equipamento de iluminação artificial, explore as possibilidades formais do ambiente, avaliando de que maneira os objetos ou a paisagem podem contribuir com a composição.
Dessa forma, você transmitirá mais segurança na hora do ensaio.

Fotos Externas

Marisa Findley
Os melhores locais para se fazer fotos externas é num jardim privado, num sítio, uma fazenda ou casas em condomínios fechados - o fundamental é que haja privacidade aliada à variedade de elementos de composição.
Praias, dunas, cachoeiras ou matas são ótimas locações para a fotografia sensual ou de nu.
A luminosidade, que o local oferece precisa ser considerada com atenção. Lembre-se de que a luz natural, além de se alterar ao longo do dia, exige um balanço de brancos bem executado, de preferência, personalizado - uma luz que atravessa a copa das árvores, por exemplo, pode adquirir uma leve tonalidade esverdeada. Nesse caso, a modelo pode ter a pele tingida de verde, se você não refizer o balanço de brancos para a situação.
Uma modelo de pele muito branca, poderá apresentar aspecto doentio nas fotos em cores, sendo interessante, utilizar um WB específico, para "esquentar" as cores.
Qualquer tipo de pele reage melhor à fotografia, quando o ceu está, levemente, nublado - os contrastes ficam menos acentuados, tornando desnecessário o uso de iluminação artificial auxiliar, para atenuar as áreas de sombra do corpo e do ambiente.
Lembre-se, que mesmo nos dias em que o sol está encoberto por nuvens, sua luz continua sendo direcional. O ângulo de incidência da luz sobre o corpo precisa ser controlado - observe bem, pois a direção da luz, geralmente, afeta a composição das formas e linhas do corpo. 

 Andreia Bueno
Em situações de sol muito brilhante, que cria fortes contrastes e prejudica o equilíbrio de tons na imagem, o flash externo utilizado com um modificador atenua as áreas de sombra.
Caso você não tenha nenhum equipamento à mão, busque no local algo que possa refletir a luz sobre as sombras.

Fotos Internas



 Se você optar por fotografar em locais fechados, o ideal é um ambiente com janelas amplas, que deixem entrar bastante luz. Escolha uma janela onde o sol não incida diretamente e que ofereça privacidade.
Se a posição da janela não permitir a distância necessária para fotografar, tente aproveitar as diagonais do local.
Aproveite para fotografar fragmentos do corpo, fazendo cortes interessantes, de tal forma, que a totalidade fique sempre, sugerida.
Se no ambiente houver uma escada, aproveite - suas formas angulosas e retilíneas criam um contraste interessante com o corpo feminino, além de permitirem enquadramentos de cima para baixo e de baixo para cima (mergulho e contra-mergulho).
Banheiros são, também, locais excelentes para para fotografar - neles existem elementos, que naturalmente, descontraem a modelo. Vidros embaçados produzem uma luz difusa, às vezes, quase etérea, conferindo um toque mágico ao ambiente.


O Marketing


A fotografia sensual e o Nu quase não permitem ao fotógrafo, que ele publique seus trabalhos a título de divulgação - quando fotografamos clientes particulares é preciso manter sigilo.
Mesmo que a liberação das fotos para portfólio conste de seu contrato, é necessário avaliar a repercussão de uma publicação tão íntima em portais da internet.
Para divulgar seu trabalho será necessário um portfólio impresso, aliado à indicações de amigos e clientes.
Para divulgação através da internet, é preciso contratar modelos profissionais, que atuam na área e concordam com a publicação.


Dicas


. Para a fotografia sensual ou nu, oriente sua modelo de forma que ela não vá para a sessão de sutiã ou de roupas apertadas, pois estas causam marcas na pele, bastante visíveis na fotografia.
. Converse com a modelo ao longo da sessão, num tom de voz acolhedor e sempre respeitoso - isso gera confiança.
. Não toque o corpo da modelo para corrigir a pose - use uma direção clara e assertiva, que seja bem compreendida.
. A maquiagem, os acessórios e looks devem estar de acordo com o conceito do trabalho - defina com a modelo antes da sessão.
. Observe muito bem o corpo e o rosto da modelo, a fim de descobrir suas melhores características, para reforçá-las com enquadramentos adequados.
.De vez em quando, escolha uma das melhores fotos feitas até aquele momento e mostre à modelo - ela se sentirá mais segura.
. Caso você não tenha gostado de uma ou outra foto, não expresse seu descontentamento verbalmente. A modelo chamará para si essa responsabilidade e se sentirá insegura.
. Caso o ensaio seja feito em estúdio, cuide da temperatura do ambiente, para que a modelo não fique com a pele arrepiada ou transpirando, o que causa enorme desconforto.
.Fique atento à iluminação, para que a direção da luz não evidencie texturas na pele, marcas ou algum detalhe indesejável.

Andreia Bueno 
Escola de Fotografia Studio3 Sesiminas
Junho . 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário