quinta-feira, 23 de junho de 2016

FILTRO POLARIZADOR - UMA CARTA NA MANGA DO FOTÓGRAFO



Os filtros polarizadores ou polarizantes são utilizados para minimizar reflexos indesejáveis em vitrines, janelas de vidro, superfícies de água, superfícies não-metálicas e outras superfícies polidas, que refletem luz.  Aumentam ainda, a saturação das cores, através da intensificação de contraste, especialmente, em céus azuis com nuvens.
Normalmente, não afetam o balanço de brancos das fotografias.
Como diz o nome, estes filtros têm o efeito de polarizar a luz proveniente de superfícies reflexivas e tem maior eficácia quando esta é refletida num ângulo de 350 a 400 graus a partir do eixo ótico da câmara.
Quando o ângulo de incidência é maior ou menor o efeito do filtro diminui rapidamente. Estes filtros são muito úteis quando desejamos filmar ou fotografar através de vitrines ou janelas e outras situações onde é necessário reduzir o efeito de reflexos.



 




Imagem sem Filtro
Divulgação Hoya
 





 Imagem com Filtro
Divulgação Hoya






 

 
Os filtros polarizadores se tornam virtualmente impraticáveis em duas situações:

. Em dias encobertos ou nublados e quando se pretende realizar movimentos com a  câmara, como para registros panorâmicos, pois o efeito do filtro muda de acordo com o ângulo de incidência da luz.
Por estar “polarizando” a luz o filtro absorve ou bloqueia de 1,5 a 2 diafragmas de luz obrigando o fotógrafo a compensar essa perda abrindo o diafragma da objetiva.
Apesar dessa perda, é um filtro essencial, principalmente, para os fotógrafos de natureza como Tom Alves, que fala mais, com muita propriedade, em seu Blog sobre o assunto.

Junho . 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário