sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

PLANEJANDO SEU PRIMEIRO ESTÚDIO CASEIRO


Trabalhar em casa tornou-se tão comum em virtude da pandemia, que faltava pouco para que os fotógrafos aderissem ao hábito. Um estúdio caseiro pode ser um meio bastante econômico, onde o fotógrafo tem liberdade para trabalhar em tempos tão incertos. O truque é criar um espaço, que não entregue o fato de você estar fotografando na sua sala, de pijama e com seu pet como assistente! Felizmente, montar um estúdio caseiro pode ser fácil, sem gastar muito.

Antes de adquirir qualquer equipamento, é importante se questionar sobre que tipo de trabalho você deseja realizar - com que tipo de fotografia você planeja trabalhar? Por exemplo, o estúdio de retratos exigirá mais espaço e iluminação do que o de pequenos produtos. É essencial garantir desde o início, que você tenha espaço suficiente para fazer o que precisa. Não se esqueça de considerar o espaço necessário para a iluminação, tripés e outros equipamentos fora da área útil para fotografia.

Você planeja dedicar um espaço para usar como estúdio fixo ou precisa montar e desmontar seu equipamento? Se o seu estúdio é a sala de estar da sua casa, escolha um equipamento compacto e fácil de guardar quando não estiver em uso. Por exemplo, os suportes móveis para fundos são excelentes ferramentas, mas uma péssima decoração para casa. Felizmente, existem muitos suportes desmontáveis, que podem ser guardados entre os períodos de uso.

Iluminação Dentro do Orçamento



Tudo começa com a luz. Se você estiver trabalhando com um orçamento limitado, seja inteligente. Você tem janelas, que recebem luz intensa durante o dia? Elas poderão funcionar como uma fonte de luz natural para suas fotografias. Combine a luz da sua janela com um rebatedor dobrável, como luz de preenchimento e terá, num piscar de olhos, um estúdio compacto, por um custo muito baixo.

Mesmo com a melhor luz natural em casa, você pode, eventualmente, acrescentar uma fonte mais controlável, a fim de complementar sua janela ou mesmo obter uma luz principal, quando o sol estiver baixo. Se você já possui um flash, que possa ser acionado remotamente, procure adquirir um adaptador para usar com um softbox ou com uma sombrinha, que tanto pode ser difusora, quanto refletora.

Se e quando você decidir comprar uma luz de estúdio, escolha o modelo de melhor qualidade que seu orçamento permitir – o estúdio não é o melhor lugar para economizar. Se você for trabalhar apenas com fotografia, pode optar por flashes. Se você for complementar o trabalho fotográfico com vídeos, considere um LED.

Nenhuma fonte nua produz uma luz ideal para fotografia - você precisará investir em modificadores, a fim de moldar a luz e obter resultados melhores. Um ótimo ponto de partida é uma sombrinha simples. As sombrinhas são baratas e fáceis de guardar. Você também pode utilizar uma sombrinha difusora para simular o efeito de um softbox, sem ter que investir muito.


Mais uma observação sobre flashes: certifique-se de ter um dispositivo para dispará-los. Os meios mais comuns são os rádios, triggers ou cabos de sincronismo. Alguns modelos têm recursos sem fio integrados - verifique se é esse o caso e adquira acessórios compatíveis. Por fim, lembre-se de providenciar um tripé de iluminação para montar sua luz.

Transformando seu Espaço

Um bom estúdio caseiro não deixa nas imagens, sinal de que foi montado em casa. Isso é bastante fácil, quando se está trabalhando com pequenos produtos. Mesas simples são ótimas para produtos, macro e outros pequenos projetos. Uma tenda pode criar um ambiente limpo e simples em, praticamente, qualquer lugar além de ser dobrável e fácil de guardar. Aproveite o que você tem em casa - às vezes, o melhor fundo para um still pode ser uma toalha ou um livro. Brechós, antiquários e lojas de ferragens estão cheios de materiais interessantes e muitas vezes mais econômicos, que podem ser usados em um estúdio doméstico.


Se você planeja fotografar retratos, moda ou qualquer outro assunto de maiores proporções, precisará alocar mais espaço, caso contrário, as opções são simples. O fundo de papel próprio para fotografia é uma boa escolha, que transforma qualquer ambiente em estúdio, além de ter bom preço, ser resistente, bastante durável e fácil de enrolar quando não estiver em uso. É possível ainda, instalar um sistema de armazenamento e montagem na parede com perfis metálicos ou de madeira, para organizar o ambiente sem grandes investimentos. 

Você pode também, usar tecidos como musselina, veludo ou qualquer outro material, que considerar interessante para suas fotos. Fundos de pano podem ser dobrados após o uso, mas devem ser passados antes do uso, a fim de remover rugas.

Depois de ter escolhido um plano de fundo, você precisa de acessórios para montá-lo. Existem muitos suportes móveis, para facilitar o armazenamento. Os tripés são populares por conta da facilidade de montagem e por serem leves. Se você tiver um espaço dedicado ao estúdio, considere a possibilidade de instalar suportes na parede, que eliminarão a necessidade de montagem e desmontagem do sistema, além de liberar espaço extra para trabalhar. Procurando uma barra transversal econômica para tecidos e outros fundos sem tubo? Opte por um tubo de PVC, facilmente encontrados em lojas e ferragens e material de construção. Certifique-se, apenas, de que seja rígido o suficiente para suportar o peso e manter sua forma ao longo de seu comprimento.


Outra forma versátil e barata de fixar (temporariamente) os fundos é utilizando ímãs de neodímio e pequenas placas metálicas presas na parede com fitas adesivas.

 Acessórios

Os estúdios caseiros utilizam os mesmos acessórios “cotidianos”, que qualquer outro estúdio. Tenha alguns rolos de fita gaffer, pois sua utilidade supera muito seu baixo custo. Grampos e clipes são quase tão essenciais quanto a fita gaffer - seus usos são infinitos e todo estúdio deve ter, pelo menos, meia dúzia de cada tamanho.

Entre os benefícios do estúdio caseiro bem montado, está a possibilidade de usar itens tanto para as fotografias quanto para a casa. Cadeiras e bancos podem ser excelentes assentos para retratos. Por outro lado, o cubo de madeira, padrão do estúdio, pode ser um ótimo item doméstico, seja como uma escadinha, mesa lateral, suporte para livros, etc. Escadas, cabos de extensão e estabilizadores de tensão são itens básicos de estúdio, que são igualmente úteis em casa. O truque é ser engenhoso. Se você procurar, vai ficar surpreso com quantas opções já estão disponíveis em casa para começar seu estúdio caseiro.

Agora, é só começar e ir ampliando seu estúdio de acordo com a necessidade!

Janeiro - 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário