domingo, 26 de maio de 2019

A CRIAÇÃO DO CONCEITO NA FOTOGRAFIA DE MODA

Em nosso curso de fotografia bh, sempre abordamos com muito carinho, o desenvolvimento da linguagem fotográfica.
E é exatamente sobre isso, que falamos aqui - ideias, conceitos, histórias e projetos.

Em qualquer área da fotografia, mas especialmente na fotografia de moda ou fashion Photography, produzir um editorial (ou projeto) com base em um conceito é essencial para torná- lo consistente e impactante.
Antes de tudo, é preciso encontrar inspiração para depois, transformá-la num conceito, no qual o trabalho será baseado.

Estamos diante do passo mais importante, que costuma causar angústia na maioria dos fotógrafos - como transformar a ideia em um conjunto de imagens?

É preciso criar um ponto comum entre todas as fotos e que juntas, elas contem uma história.

Este é o momento de mergulhar em uma das principais ferramentas da criação - a PESQUISA.
Com ela, o fotógrafo se abastecerá de informações para desenvolver suas ideias.

Você quer fazer um editorial baseado em cores primárias, do sistema subtrativo, por exemplo? Amarelo, azul e vermelho? Pesquise – quais são os aspectos psicológicos das cores? Qual a simbologia associada à elas?
Explore editoriais com base nas cores.
Durante a pesquisa, planeje a sessão fotográfica – será em estúdio ou externa?
Você trabalhará com um, dois ou três modelos?
Os modelos serão brancos, negros, louros, ruivos ou morenos?
Escreva todas as suas idéias num papel e comece a transformá-las em imagens usando sua imaginação.
Para alguns fotógrafos, desenhar esboços de suas idéias é uma excelente solução.
Para outros, coletar imagens funciona melhor.

Depois de todo material de pesquisa pronto, é hora de juntar tudo num painel de referências , onde o conceito visual do seu projeto estará representado.

Expressar um conceito é o que fundirá as imagens, numa história única. A maneira através da qual o fotógrafo desenvolve o processo, demonstra um pouco do seu estilo - um conceito vai muito além de um conjunto de fotos onde a modelo está vestindo amarelo.
É preciso acrescentar criatividade.


Observe os editoriais e campanhas publicitárias nas revistas e você perceberá algo que une todas as imagens – o conceito.
Você não encontrará um editorial em que modelos diferentes usam diferentes tipos de roupas em locações, que não têm nenhuma ligação entre si.
Mesmo para a fotografia autoral ou a social, a ideia de realizar o trabalho sob um conceito, pode transformar qualquer conjunto de imagens, numa história memorável e emocionante.

Experimente - faça exercícios.
Invista seu tempo no aprimoramento da sua linguagem fotográfica.

Fotos: Mario Testino para a Vogue UK . 2003

Maio . 2019

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