domingo, 17 de janeiro de 2016

COMO EQUILIBRAR A LUZ AMBIENTE E A LUZ DO FLASH

Fotografia: Joe McNally
Em nosso dia a dia, nos deparamos com muitas dúvidas de nossos alunos e de iniciantes sobre o uso do flash - realmente, é preciso dominar o equipamento e manter o foco, quando o estamos utilizando.
Considero o uso do flash, mais complexo do que o da própria câmera - são raras as fotos em que seu uso produz resultados perfeitos. Assim, um ótimo assunto é o equilíbrio entre a luz ambiente e a luz do flash.
Existem diversos "nomes" para essa técnica, mas o princípio é o mesmo.
Leia e treine com seu equipamento - você vai ver, que é questão de estudo e prática.

COMO EQUILIBRAR A LUZ AMBIENTE COM A LUZ DO FLASH

Muitas configurações "automáticas" combinadas entre a câmera e o flash produzem um bom trabalho, em várias situações de iluminação, entregando fotografias com uma exposição equilibrada . Mas se sua intenção é a fotografia criativa - e diferenciada - ou precisa controlar a exposição, quando os modos automáticos falham - o que acontece na maioria das situações, em que o fotógrafo necessita usar o flash - você deve aprender como tomar as decisões corretas, escolhendo as configurações de flash e câmera, sozinho.
A maioria dos fotógrafos se estressa só em pensar nisso, mas na verdade, se você tiver um bom conhecimento sobre a abertura de diafragma e a velocidade do obturador, torna-se muito simples.
Uma das situações mais comuns, em que o fotógrafo necessita saber configurar seu equipamento para equilibrar a luz do flash com a luz ambiente, é quando precisa iluminar um objeto escuro e em primeiro plano, mantendo também, um fundo bem exposto. Saber realizar esse equilíbrio é útil ainda, quando queremos adicionar um pouco mais de contraste à cena, criando uma imagem mais impactante - essa é uma técnica bastante comum e usada, cotidianamente, na fotografia de retratos.
Um dos fundamentos, que deve ser lembrando quando usamos o flash é que a luz emitida por ele tem uma duração muito curta - isso significa, que enquanto o fotógrafo estiver trabalhando na velocidade de sincronismo, só a abertura do diafragma afeta o efeito produzido por ele.
Depois de definidas as configurações de exposição, que se deseja usar, a melhor forma de controlar o impacto causado na cena, pelo flash, é ajustar sua potência no próprio equipamento ou alterar a distância entre ele e o objeto. A luz do flash "cai" (se perde), muito rapidamente e por isso, não alcança fundos distantes.
(ver comportamento da luz e Lei do Inverso do Quadrado da Distância).
Quando você fotografa, utilizando uma velocidade de obturador, que esteja dentro do intervalo de sincronismo do seu flash, é possível controlar a exposição para a luz ambiente/fundo, utilizando a abertura e velocidade, da mesma forma, como você faria, normalmente.

Configurando a Exposição para a Luz Ambiente

A maneira mais fácil de definir a exposição para a luz de fundo/ ambiente é a utilização do fotômetro da sua câmera, como faria normalmente.
Utilize o Modo Manual e defina o ISO, ao invés de deixar a câmera defini-lo, no Modo Automático.
Dessa forma, você controla, completamente, a abertura (e profundidade de campo), bem como, a velocidade do obturador. O ideal é utilizarmos um ISO baixo (ou nativo), para preservar a qualidade de imagem e garantir nível baixo de ruído.
Faça uma foto sem usar o flash e ajuste as configurações, até que o fundo esteja com a exposição adequada.
Essa exposição vai depender do efeito que você deseja, mas na maioria das vezes, obtém-se um resultado interessante, subexpondo-se levemente, o fundo, o que não seria adequado, se você estivesse fazendo a fotografia sem o flash.
Quando a fotografia é feita e o flash, disparado, a imagem ganha mais impacto e o centro de interesse terá destaque. Além disso, a cena fica um pouco mais contrastada, sem que nenhuma área da imagem fique escura, como ficaria, se a foto fosse feita sem flash, com as mesmas configurações de ISO, abertura e velocidade.

Definindo a Potência do Flash

Agora, para adicionar um flash de luz. Fotógrafos, que utilizam câmeras analógicas de filma, devem utilizar um fotômetro de mão para medir o brilho da luz do flash e definir as configurações de exposição adequadas, mas com câmeras digitais é mais fácil e rápido - basta fazer duas fotos como "teste".

Flashes modernos têm um modo de exposição automático e inteligente - o sistema TTL (trought the lenses) - que pode fornecer a quantidade certa de luz, para determinada situação. Mas esse sistema é imprevisível e propenso à variações. Assim, o ideal é que tenhamos o controle total do equipamento, utilizando-o no Modo Manual. Em seguida, defina a potência do flash - 1/4 é um bom ponto de partida.
Fotografia: Joe McNally

Se a fotografia apresentar-se superexposta, existem duas opções para correção - afaste o flash da cena ou diminua a potência do equipamento.
Se a foto apresentar-se muito escura, basta aumentar a potência do equipamento ou aproximá-lo da cena.

Próximos Passos

Assim, mostramos como você pode equilibrar a luz ambiente e a luz do flash, em apenas algumas etapas. Você pode adicionar mais luzes e modificadores para flashes, tornando a luz mais suave ou mais dura, mas o princípio básico permanece o mesmo.

Tenha em mente, que os modificadores diminuem a intensidade original da fonte luminosa e pode ser necessário aumentar a potência do equipamento ou aproximá-lo da cena, a fim de obter a mesma exposição.

Lembre-se, que a intensidade da luz é regida pela Lei do Inverso do Quadrado da Distância, o que significa, que se você dobrar a distância entre a fonte de luz e a a cena, a intensidade da luz cai 1/4.
Inversamente, se reduzirmos a distância entre a fonte luminosa e a cena pela metade, a intensidade é aumentada quatro vezes - pequenos movimentos com o flash podem ter grande impacto sobre o resultado, uma vez que a distância será alterada.
Lei do Inverso do Quadrado da Distância

É ainda importante, considerar a direção da luz do flash, com o objetivo de obter imagens com aspecto natural e temos como regra - você conseguirá resultados muito melhores, se fotografar com o flash fora da câmera e não, acoplado à sapata.

Existem muitos acessórios para comando do flash fora da câmera e muitos flashes possuem essa função, realizando a comunicação "wireless" entre eles, mas se você não possui um, utilize cabos de sincronismo, que são fáceis de encontrar e muito baratos.




Se sua câmera não tem entrada para flash, você pode adquirir um adaptador de sapata por ótimos preços - por isso não há desculpa para não usar um flash e  modo remoto!
Fotografia Joe McNally


17 de Janeiro de 2016

2 comentários: