quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

COMO FOTOGRAFAR USANDO CORRETAMENTE OS PLANOS DE ENQUADRAMENTO

Muito se discute sobre a definição da fotografia e é certo, que cada opinião tem seu valor. 
Mas nenhuma consegue conter todas as outras, como essa:

A Fotografia é uma linguagem com vocabulário e gramática específicos.


Foto: Bruno Andreoli

Os equipamentos fotográficos e a técnica ocupam seus devidos lugares, mas sozinhos, não produzem fotografias impactantes. Ao contrário, alguém dotado de sensibilidade e idéias, consegue imagens instigantes com muito pouco.

De acordo com sua intenção e conceito, considerando o mecanismo de percepção humana e a cultura do público para o qual o trabalho fotográfico vai ser apresentado, o fotógrafo escolhe símbolos e os organiza de forma a criar uma narrativa compreensível.

O conhecimento sobre a percepção está ligado ao estudo da Gestalt; o trabalho com os símbolos - palavras imagéticas - está relacionado à semiótica e à cultura; a organização, pertence ao campo da composição.

Assim, não basta dominar apenas, um dos campos da criação do discurso visual - é preciso sabê-los todos.
Ao contrário do que se imagina, uma composição bem feita, dentro de conhecidos postulados pode produzir um texto visual completamente sem sentido, que não causa no observador, mais que um sorriso amarelo.
Podemos fazer uma analogia com um texto escrito - podemos escrever usando a gramática corretamente, uma frase sem nenhum sentido.

São inúmeras as ferramentas da comunicação visual e já falei de algumas aqui no Blog e na Fan Page da  Studio3/Sesiminas - compreende-las é essencial para que o fotógrafo alcance seus objetivos discursivos.
É importante observar, que a aplicação de uma ferramenta, de uma determinada maneira, altera o resultado das outras. Dessa forma, é preciso saber usá-las, seja para reforçar ou para anular uma impressão visual.

Hoje, abordo mais uma, fundamental - Planos/ Enquadramento

Entende-se por enquadramento o processo de isolar uma porção do nosso ângulo de campo visual.
Um enquadramento bem feito dá ao plano o máximo de eficiência dramática e estética.

Quanto ao distanciamento da câmara em relação ao objeto fotografado e à distância focal escolhida, levando-se em conta a organização dos elementos internos do enquadramento, podemos concluir que:

. A distinção entre os planos não é apenas, uma diferença formal.
. Cada plano dentro de uma imagem possui sua própria capacidade narrativa e conteúdo dramático.

A definição do plano de enquadramento é uma das formas de se obter a unidade de linguagem na fotografia.

A significação decorre do uso adequado dos elementos descritivos e dramáticos contidos como possibilidades em cada plano.

Os planos se dividem em três grupos principais:

. Os planos gerais.

. Os planos médios.

. Os primeiros planos.


Uma mesma fotografia pode conter vários planos, sendo classificada por aquele, que é responsável por suas características principais.



GRANDE PLANO GERAL

O ambiente é o elemento primordial.
O sujeito é um elemento dominado pela situação geográfica.
A área do quadro é preenchida pelo ambiente, deixando uma pequena parcela do espaço, para o sujeito, que também o dimensiona.
Seu valor descritivo está na importância da localização geográfica do sujeito e o seu valor dramático, no envolvimento ou esmagamento do sujeito pelo ambiente.
Pode enfatizar a dominação do ambiente sobre o homem ou, simbolicamente, a solidão.

Fotografia: Luca Galuzzi

Na foto, o sujeito ocupa uma ínfima porção da imagem, sendo a situação geográfica - o deserto - a porção dominante.
Há aqui, domínio do ambiente sobre o homem, indiciando "isolamento".

PLANO GERAL

Tipo de enquadramento em que o ambiente ocupa uma menor parte do quadro, dividindo assim, o espaço com o sujeito. Existe aqui, uma integração entre eles.
O Plano Geral tem grande valor descritivo, situando a ação e o homem no ambiente em, que ocorre a ação.
O conteúdo dramático advém do tipo de relação existente entre o sujeito e o ambiente, sendo necessário para localizar o espaço onde ocorre a ação.



Foto: Blog Modatrade


Observe, que o enquadramento onde a Torre Efiffel aparece, situa a pessoa no espaço geográfico e nos dá a informação, de que ela está caminhando em Paris, num local próximo à Torre.
A foto recortada, onde a Torre não foi enquadrada, não nos informa sobre o local onde ela está caminhando. Observadores, que não conhecem bem Paris, poderiam imaginar, que ela está caminhando em qualquer cidade/bairro/rua do mundo.
Nesses casos, os observadores costumar situar a fotografia em locais familiares a eles.

No caso específico dessa imagem, o enquadramento foi de encontro à intenção da foto - mostrar que a pessoa esteve "passeando" (ação) em Paris.


PLANO MÉDIO

É o enquadramento em que o sujeito preenche o quadro - os pés sobre a linha inferior, a cabeça encostando na superior do quadro, até o enquadramento cuja linha inferior corte o sujeito na cintura.

O sujeito ou assunto fotografados ocupam boa parte do quadro, deixando espaço para outros elementos que deverão completar a informação.
Este plano é bastante descritivo, narrando a ação e o sujeito.

Os Planos Médios são bastante descritivos, diferem dos Planos Gerais, que narram a situação geográfica, porque descrevem a ação e o sujeito.



Foto: Helmut Newton

O enquadramento da modelo foi realizado da linha do quadril para cima, preenchendo grande parte do quadro.
Foram ainda, enquadrados outros elementos, que nos permitem perceber, que a modelo está num local fechado, realizando uma tarefa determinada - uma mulher passando roupa.
Não é possível identificar o espaço geográfico onde ela se encontra, pois a foto não inclui informações visuais suficientes para isso - a intenção do fotógrafo era, exatamente, essa.
Caso o enquadramento tivesse sido realizado em Plano Geral, a atenção do observador seria desviada para outras informações pouco relevantes.

PRIMEIRO PLANO

Objetos em Primeiro Plano têm grande impacto na leitura da imagem.
São úteis para caracterizar situações específicas.
No caso de retratos, o primeiro plano enquadra o modelo, destacando seu semblante, gesto, à emoção, à fisionomia.
Sua função principal é registrar a emoção da fisionomia.


Foto: Diane Arbus

O  enquadramento em Primeiro Plano do retrato realizado por Diane Arbus privilegia a fisionomia do sujeito, isolando-o de qualquer outro elemento distrativo, o que não aconteceria, se a fotografia incluísse outros planos dotados de informações visuais relevantes e nítidas.

O Primeiro Plano isola o elemento principal do ambiente, portanto, "dirige" a atenção do observador.

Fonte: Ultradownloads / Autor desconhecido (meu comentário - toda fotografia tem um autor e a ele, é dado por lei, o direito autoral, que obriga a citação de seu nome em qualquer publicação)

O enquadramento fechado e o uso de profundidade de campo reduzida, isola o centro de interesse - a flor - do restante do quadro, dirigindo a atenção do observador para um elemento específico da cena.
Caso o enquadramento fosse mais aberto ou fundo estivesse nítido e contivesse outros elementos visuais interessantes, a atenção destinada à flor seria desviada.

É preciso ter muita atenção de um enquadramento, onde existam elementos da imagem em Primeiro Plano: elementos desfocados ocupando grande porção da imagem,podem contribuir para desviar a atenção do que é, realmente, importante.


Foto: Internet/ Autor desconhecido

O ângulo de tomada e o enquadramento escolhido produziram uma foto, em que o elemento à esquerda, fora do plano de nitidez devido à profundidade de campo, "roubasse" a atenção do centro de interesse, que parece ser o homem ao fundo, o que causa certo desconforto ao observador.
A solução será mudar o ângulo de tomada ou fechar o enquadramento no centro de interesse.

*Não se deve exagerar na manipulação da profundidade de campo, pois a redução dos planos nítidos na imagem, pode gerar uma mancha na composição.
Existem três maneiras básicas de minimizar o impacto do Primeiro Plano:

. Mudar o ângulo de tomada
. Utilizar uma objetiva com uma distância focal mais ampla
. Reduzir a profundidade de campo

PLANO DE DETALHE


O Plano de Detalhe isola uma parte do objeto fotografado - são recortes mais radicais da cena, devido ao enquadramento fechado.
É um plano de grande impacto pela ampliação, que dá a um pormenor que, geralmente, não percebemos no nosso cotidiano.
Tende a valorizar determinados elementos, pelo significado que encerram.


Foto: Internet/ Autor Desconhecido

O enquadramento fechado, recortando, radicalmente, a cena e eliminando qualquer outro elemento, privilegia  as características do centro de interesse - a boca. 
Observa-se a cor, o brilho, a textura, a forma e a simbologia , que encerra com muito mais atenção - não há nada, além do detalhe, que possa desviar a atenção do observador.

Foto: Megan Rea

Pode chegar a criar formas quase abstratas, tamanho o recorte, que não oferece indicações definidas sobre o assunto.
Foto: Internet/ Autor Desconhecido

Os Planos de Detalhe são, especialmente, úteis na Fotografia de Eventos, como casamentos, uma vez que  nesses casos, existem inúmeros objetos, que possuem grande significado e devem ser registrados, reforçando a memória afetiva do trabalho fotográfico.

Por fim, os planos não são rigorosamente fixados por enquadramentos exatos, permitindo variações e, sendo definidos muito mais pelo equilíbrio entre os elementos do quadro, do que por medidas formais exatas.

Para que o enquadramento seja adequado ao objetivo, privilegiando o plano ideal, o fotógrafo precisa antes:
. Ter em mente de forma clara, qual é sua intenção, seu objetivo.
. Escolher um fundo conveniente, evitando fundos conflitantes.
. Alterar o ângulo de tomada se necessário.
. Decidir qual será o enquadramento - horizontal ou vertical.
. Decidir como será feito o recorte da cena -  que elementos devem ser incluídos no quadro, evitando assuntos não relacionados com o assunto principal.

Uma sugestão: é preciso atenção na escolha do plano e do enquadramento fotográfico, evitando modismos, em detrimento da boa narrativa fotográfica - enquadrar, por exemplo, um casal de noivos em Grande Plano Geral ou realizar recortes desequilibrados, que não atendem ao objetivo do fotógrafo e do fotografado, pode ser extremamente, prejudicial ao resultado final.

Andreia Bueno - Escola de Fotografia Studio3 & Sesiminas
Janeiro . 2016




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