terça-feira, 22 de novembro de 2016

COMO CRIAR SEUS PRÓPRIOS PRESETS PARA O LIGHTROOM

As pré-definições do Lightroom - ou Presets, em inglês - são arquivos que "memorizam" uma sequência de tratamentos ou ajustes criados anteriormente (exposição, temperatura de cor, saturação, vibração, nitidez, redução de ruído, etc) e podem ser aplicados, de forma automática, em qualquer fotografia importada para o LR.

A função primária das pré-definições é automatizar o tratamento e otimizar o tempo do fotógrafo na pós produção.

O próprio Lightroom já disponibiliza alguns, quando da sua instalação, mas podemos comprá-los de desenvolvedores, baixá-los gratuitamente em sites ou mesmo criá-los, a partir de algum tratamento que tenham feito e aprovado.

Vejamos como criar uma pré-definição:

01. Importe a foto que você deseja tratar para o Lightroom. Selecione o Módulo Revelação e faça os ajustes até que ela esteja de acordo com seu objetivo.


02. Faça os ajustes, utilizando o painel direito do Módulo Revelação.


03. Para transformar o efeito obtido numa pré-definição e deixa-la disponível para ser aplicada em outras fotos, vá até o painel pré-definições à esquerda e clique no sinal de soma (+), no canto direito – será aberta uma janela de configuração:


04. Na janela de configurações, nomeie sua Pré-definição, escolha a pasta do Lightroom onde ela deve será guardada e marque as caixas de efeitos, que foram aplicados e clique no botão “Criar”. A nova pré-definição deverá estar disponível para aplicação em outras fotografias, na pasta que você escolheu para salvá-lo.


05. Aqui, a nova pré-definição disponível:



06. Agora, a pré-definição pode ser aplicada em qualquer foto.



Lembre-se, que ela foi criada e os ajustes ficaram adequados para uma determinada imagem, em condições de luz específicas, assim como as de cores.
Para aplicação em outra imagem, frequentemente, precisamos fazer adaptações, alterando os ajustes anteriores.

Novembro . 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário