terça-feira, 27 de novembro de 2018

CANON LANÇA SUA PRIMEIRA MIRRORLESS - A EOS R

Em nosso Curso de Fotografia em BH, procuramos informar e esclarecer dúvidas sobre qualquer tema que os alunos nos tragam e as questões técnicas e de equipamentos são sempre discutidas.
Desta vez, o assunto é o lançamento da Canon mirrorless, que tem encantado os futuros fotógrafos profissionais e hobbistas.

Canon anuncia a EOS R - sua primeira câmera Mirrorless Full-Frame
A Canon divulgou oficialmente a nova EOS R, a primeira concorrente sem espelho da empresa. O anúncio foi feito apenas duas semanas após a Nikon ter divulgado seu primeiro sistema full-frame mirrorless, o Z series.


A câmera apresenta um novo sistema de montagem de lentes - o RF - que a Canon diz ser “revolucionário”.

A montagem RF possui um diâmetro interno de 54 mm, o mesmo que o EF, mas tem uma distância focal de flange mais curta, de 20 mm, permitindo que as lentes sejam mais simples e opticamente superiores.
O sistema RF usa 12 contatos elétricos para uma comunicação mais super rápida entre os corpos das câmeras e as lentes.

A montagem é “o equilíbrio perfeito da excelência em engenharia óptica, mecânica e eletrônica, permitindo designs inovadores nas lente full frame, autofoco mais rápido e comunicação de alta velocidade entre a câmera e a lente”, afirma a Canon.

A Canon está projetando uma nova linha de lentes RF, específicas para esse novo sistema mirrorless, mas toda a linha de lentes EF, EF-S, TS-E e MP-E é compatível com a câmera, se o usuário utilizar o adaptador EF-EOS R.


Além do adaptador standard, a Canon também criou um adaptador de montagem de filtro drop-in para adicionar funcionalidades adicionais (por exemplo, filtros e um anel de controle personalizável) ao adaptar as lentes.

O adaptador para montagem de filtro é disponibilizado juntamente com filtros de densidade neutra (V-ND) ou um filtro polarizador circular (C-PL). Um terceiro filtro (CL) também está disponível, caso o usuário não queira efeitos.

O adaptador de montagem do filtro drop-in EF-EOS R com os filtros V-ND (esquerda) e C-PL (direita).

O coração da EOS R guarda um sensor CMOS full- frame de 30,3 megapixels, com variação de ISO que vai de 100 a 40000, expansível para 50 a 102400, equipado com o processador DIGIC 8. Na frente do sensor há um filtro low-pass, auxiliando na eliminação do moiré, o que sacrifica um pouco a nitidez das imagens. A câmera oferece uma velocidade de disparo contínuo de 8 qps - para disparos de até 100 JPEGs em qualidade máxima, 47 RAW ou 78 C-RAW. O delay do obturador é de apenas 50 milissegundos e tempo de inicialização de 0,9 segundos.
O sistema de foco automático da câmara tem 5.655 pontos de AF, utilizando o sistema de detecção de fase Dual Pixel CMOS AF da Canon. O AF funciona até f / 11 e possui um sistema de medição em tempo real de 384 zonas (24 × 16), funcionando bem em situações de luz deficiente, graças à sua faixa de operação de EV -6 a 18 - a sensibilidade do AF de EV -6 exige lentes f / 1.2.

O sistema AF atinge o foco em apenas 0,05 segundos, quando a câmera está equipada com a nova lente RF 24-105mm f / 4L IS, que é atualmente, a velocidade de autofoco mais rápida do mundo, diz a Canon.

A câmera apresenta outros recursos de foco, que incluem o foco “touch and drag” e o foco “Peaking”.

Os silenciosos disparos no modo “disparo único” permitem que os fotógrafos se mantenham discretos enquanto trabalham – o recurso não está disponível no modo de disparo contínuo, mas será implementado no futuro, após uma atualização do firmware.

A parte superior da EOS R é construída com liga de magnésio, resistente a poeira e intempéries, e apresentar um display de ótimas dimensões.

Na parte de trás da câmera há um visor eletrônico OLED de 3,69 milhões de pontos com uma cobertura de, aproximadamente, 100% e uma ampliação de 0,71x.
Abaixo do viewfinder eletrônico, há um monitor LCD Touchscreen Vari-angle de 3,15 polegadas e 2,1 milhões de pontos.

Acima da tela LCD e à direita do EVF há um novo recurso, inspirado no recente laptop da Apple – uma nova barra multifuncional.

Esta barra de toque permite que os fotógrafos acessem rapidamente as configurações personalizáveis ​, tais como o foco automático, ISO e balanço de branco. O usuário pode tocar e deslizar o dedo pela barra para acessar as configurações e ajustá-las.


Veja aqui um vídeo de 7 minutos mostrando como o anel de controle da lente e a barra multifuncional da câmera funciona no sistema EOS R.


Em relação à utilização do flash fora da câmera, a EOS R é compatível com a linha EX de Speedlites da Canon e realiza medição E-TTL II. A Canon anunciou um novo Speedlite, o EL-100, juntamente com a EOS R. O EL-100 tem cabeça giratória, número guia máximo de 85 pés/ 26m em ISO 100, cobertura em grande angular de 24mm, wireless óptico, controle de exposição do flash e um dial de modo na posição AUTO.



Nas funcionalidades de vídeo, a EOS R filma em 4K, a 30fps e 1080p, a 60fps com o Canon Log (12 pontos de faixa dinâmica), 10bit 4: 2: 2 saída HDMI, e um tempo máximo de gravação de 29 minutos e 59 segundos . A lateral da câmera tem conectores de microfone e fone de ouvido. 
Tal como a Nikon e sua Z6, a Canon decidiu colocar um único slot para cartões de memória na EOS R. Ao contrário da Z6, que utiliza cartões XQD, a EOS R utiliza cartões de memória SD / SDHC / SDXC. A Nikon está de olho no futuro dos cartões de memória (e na transição do XQD para o CFexpress), enquanto a Canon permite que seus usuários de DSLR adotem a EOS R com sua coleção atual de cartões SD e leitores.

Outros recursos e especificações da EOS R: autolimpeza do sensor, limpeza de poeira, AF com detecção de face, Wi-Fi, Bluetooth, terminal USB 3.1, compatibilidade com bateria LP-E6N ( até 560 fotos por carga), carregamento via USB, faixa de temperatura de trabalho de 0–40 ° C (32–104 ° F), faixa de trabalho em ambientes úmidos de 85% ou menos, dimensões físicas de 5,35 × 3,87 × 3,32 pol (135,8 × 98,3 × 84,4 mm) e um peso de 1,28 lb (580 g).


Veja uma comparação entre a EOS R e a DSLR 5D Mark IV:


A Canon anunciou, que está desenvolvendo dois modelos diferentes de câmeras full-frame mirrorless. Enquanto a Nikon lançou suas câmeras high-end e low-end (a Z7 e Z6, respectivamente) ao mesmo tempo, a Canon afirma estar guardando sua câmera profissional para uma apresentação exclusiva, mais tarde. A EOS R seria, portanto, uma concorrente direta das Nikon Z6 e a Sony a7 III.

A Canon anunciou quatro lentes RF iniciais que serão lançadas com a EOS R: a Macro STM RF 35mm f / 1.8 IS, a RF 50mm f / 1.2L USM, a RF 24-105 mm f / 4L IS USM e a RF 28-70mm f / 2L USM.


Aqui está a descrição de cada lente, segundo a Canon:


RF 35 mm f / 1,8 IS Macro STM
“Uma lente macro de 35mm f / 1.8 de abertura, oferecendo uma perspectiva naturalmente grande angular e focagem a uma distância mínima, é uma ótima lente para a criatividade do dia a dia, onde a flexibilidade é a chave.”


RF 50 mm f / 1,2 L USM
“Estabelecendo novos padrões de qualidade e velocidade ópticas, esta lente prime de 50mm f / 1.2 oferece alta nitidez, além de notável desempenho sob luz deficiente.”


RF 24-105 mm f / 4L IS USM
“Com tecnologia Nano USM, rápida e silenciosa, esta 24-105mm f / 4 oferece aos fotógrafos e cineastas uma lente pequena e leve de uso geral com 5 pontos de estabilização de imagem.”

RF 28-70 mm f / 2L USM.
“Uma lente 28-70mm f / 2 que oferece a qualidade de imagem esperada das lentes prime. Com uma abertura f/ 2 , super rápida e brilhante em toda a faixa de zoom, ela proporciona resultados impressionantes em pouca luz. ”

Aqui está um vídeo de 4 minutos sobre as lentes RF:

Segundo o respeitado portal DPreview, a conclusão:

"Com um sensor de 30MP, fantástica reprodução de cores e autofoco no sensor, a EOS R é capaaz de produzir algumas belas fotografias com foco super preciso. Mas é a primeira câmera full-frame mirrorless da Canon e, de muitas maneiras, isto fica evidente. A ergonomia parece inacabada e, com o mesmo ou menos dinheiro, é possível encontrar outra câmera, que entregue um vídeo de melhor qualidade, um alcance mais dinâmico e velocidades de disparo mais rápidas. Mas temos que admitir que as novas lentes RF da Canon são simplesmente, espetaculares e, neste momento, a EOS R é a única maneira de usá-las.

Boa para: Fotografia geral e social, vídeos casuais e para aqueles que procuram um corpo de backup para sua full-frame da Canon ou estão montando uma nova coleção de lentes RF.


Não é tão boa para: Aqueles que querem fotografar esportes ou assuntos em movimento rápido; aqueles que precisam da melhor qualidade de imagem para trabalhos em paisagens ou vídeos."


Preços e Disponibilidade

A Canon EOS R está disponível desde Outubro de 2018 pelo valor de US $ 2.299 (somente o corpo) - em comparação, a Nikon Z6 custa US $ 1.997 e a Sony a7 III custa US $ 1.998. O kit montado com a lente de 24-105mm sai por US $ 3.399.

O adaptador de montagem Canon EF-EOS R e o adaptador de montagem para anel de controle EF-EOS R estão, também disponíveis com preços de US $ 100 e US $ 200, respectivamente. O adaptador de montagem de filtro drop-in O EF-EOS R chegará às lojas em fevereiro de 2019 com um preço de US $ 400 com o filtro ND ou US $ 300 com o filtro de polarizador circular.

O Canon EL-100 Speedlite já está sendo comercializado por US $ 200.

A objetiva RF 50mm f / 1.2L custa US $ 2.299 . A RF 35mm f / 1.8 IS Macro, RF 24-105 mm f / 4L IS e RF 28-70mm f / 2L começarão a ser entregues às lojas em dezembro de 2018 com de preços de US $ 499, US $ 1.099 e US $ 2.999, respectivamente.

Tradução livre: Andreia Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário