terça-feira, 19 de janeiro de 2016

COMO CRIAR FOTOS SURPREENDENTES COMO PHILIPPE HALSMAN . INSPIRE-SE NO SURREALISMO



Para criar é preciso inspiração.
Inspiração vem de bagagem e a bagagem, está atrelada em observação, em conhecimento.
Especialmente, na generosidade que nos permitimos para inventar realidades fictícias.
Seja na fotografia autoral, seja na comercial.
Cada passo em direção ao valor, que agregamos à nossa fotografia, está inundado de experiências visuais, de estudo e leituras.
Todo crescimento necessita de terra fértil - e nos inspiramos naqueles que criaram o inusitado, o surpreendente, é a chave.

Por isso, hoje - apresentamos - a Fotografia Surrealista, através do trabalho de Philippe Halsman.
Inspire-se e depois - expire imagens.
Você será descoberto!

* Quando ele disse "Pule”, todos eles pularam: Groucho Marx e Bob Hope, Marilyn Monroe e Richard Nixon, o duque e a duquesa de Windsor, Jerry Lewis e Dean Martin, Sophia Loren, Audrey Hepburn, Brigitte Bardot e até mesmo, a matriarca Ford - Sra. Edsel Ford.
Todos nós conhecemos sua fotografia intitulada “Dali Atomicus”, onde um Salvador Dali, com olhar de louco, está suspenso no ar, mais três gatos esticados, uma cadeira e um longo jato de água em forma de “S”.
Halsman foi persistente: para obter a foto, foram 28 tentativas.

"Quando você diz a uma pessoa para pular", disse ele "a atenção dela se volta, principalmente, para o ato de pular – então, a máscara cai e o ser real, aparece.”
Judeu, nascido em Riga, na Letônia, em 1906, Philippe Halsman estudou engenharia, mas tornou-se um viciado em fotografia, quando descobriu a velha câmera de seu pai e a magia da câmara escura, aos quinze anos de idade.

Depois de um trágico episódio ocorrido com ele e seu pai - enquanto praticavam alpinismo nos Alpes Austríacos, seu pai sofreu uma queda, falecendo e ele foi, equivocadamente, acusado de assassinato por uma força policial anti semita, tendo passado dois anos na prisão - Halsman mudou-se para Paris em 1932 e montou um estúdio especializado em retratos.
Foi colaborador da revista Vogue, da Vu, da Voilà. Fotografou artistas e escritores como Chagall, Gide, Le Corbusier e Malraux num estilo vivo, mordaz e minimalista, diferente do pictorialismo, em alta na época. Foi eleito o melhor fotógrafo de retratos na França, em 1936.


Quando as tropas de Adolf Hitler invadiram Paris em 1940, Halsman emigrou para Nova York, chegando lá com pouco mais ,que sua câmera – uma TLR, que ele mesmo havia projetado.
Desconhecido na América, foi descoberto quando chamou a atenção do público para si, com a fotografia de uma jovem modelo, descansando sobre a bandeira americana - ela se tornou o “rosto” do batom Victory Red da Elizabeth Arden, mega marca de cosméticos, na época.
Na sequência, Halsman fez mais de cem capas da revista LIFE, com retratos de celebridades, intelectuais e políticos. Fascinado pelo surrealismo, desde sua estadia em Paris, adorava criar fotomontagens como o retrato de Hitchcock, com um pássaro em seu charuto ou a série criada em seus trinta anos, com a participação de Salvador Dali, incluindo uma impressionante imagem, em que o fundo é um crânio composto de corpos femininos nus, entrelaçados.





Descrevendo, poeticamente, a hipnotizante, Fotografia Surrealista

É a que despreza o domínio da consciência, da realidade, narrando através de imagens, a fantasia mental, a loucura, que transita pelo inconsciente.
É aquela que sonha, a que dá formas, ao que não temos domínio.
É o abandono do racional.
É a costura descontrolada de retalhos mentais, soltos, que formam uma colcha ilógica, mas bela.

O movimento surrealista nasceu no início do século XX, em Paris, fruto das teses de Sigmund Freud, pai da psicanálise, e do contexto político indefinido, que marcou o período, especialmente, a década de 20 - questionava as crenças culturais, então vigentes na Europa, bem como, a postura humana vulnerável, diante de uma realidade, cada vez mais difícil de compreender e dominar.






A inspiração está dentro de você - deixe-a sair.
Depois, capture-a, em fotografias.


19 de Janeiro de 2016

6 comentários:

  1. Boa tarde! Já era uma amante da fotografia! Depois do primeiro dia de aula, descobri que realmente quero me tornar uma fotógrafia, fascinada por esse mundo que envolve tanta magias, um mundo amplo onde vc tem a liberdade de expressão...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Já era uma amante da fotografia! Mas depois da primeira aula com a professora Andréia! Realmente tive a certeza que quero entrar para esse mundo que envolve fantasias, criatividades,um olhar clínico diria, que te faz olhar a vida com outros olhos, um olhar mais apurado com o mundo a minha volta... Simplesmente fantástico!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Já era uma amante da fotografia! Depois do primeiro dia de aula, descobri que realmente quero me tornar uma fotógrafia, fascinada por esse mundo que envolve tanta magias, um mundo amplo onde vc tem a liberdade de expressão...

    ResponderExcluir