domingo, 15 de maio de 2016

A FOTOGRAFIA E A COMPOSIÇÃO DA IMAGEM . PESOS ÓTICOS

Composição é a arte de dispor os elementos de uma cena de maneira organizada e agradável, proporcionando harmonia e perfeito entendimento da mensagem imagética.


Unidade sem diversidade -é monotonia.
Diversidade sem unidade -é caos.
Unidade com diversidade -é harmonia


Mas, uma boa composição não é tudo e não garante o status de "uma boa fotografia".
A imagem, para se tornar impactante, emocionante e talvez, inesquecível, precisa contar uma história, precisa reter um conceito, uma narrativa. Ultrapassa o que o fotógrafo aprende como "Composição".

Lembrando - fotos tecnicamente, bem feitas e com uma composição adequada, podem ser, entediantemente, medíocres.
Essas, estão fadadas ao "fundo da gaveta".

* É preciso ter cuidado com a tendência, que todos os iniciantes o hobbistas têm, de tentar reproduzir, o que produz maior efeito nas Redes Sociais. O número de "Likes" não garante a carreira de um fotógrafo.

Para aprender a contar histórias, o fotógrafo precisa estudar e aprender sobre Discurso Visual - semiótica, Gestalt aplicada à fotografia, e ampliar seu repertório. Depois disso tudo, há que se entender como agregar tudo, numa rica mistura, que resulte numa experiência única.

Mas a composição da imagem - que implica em múltiplos conhecimentos sobre Discurso Visual - tem sua importância e, a respeito dela, vamos abordar mais um tema.

MASSAS VISUAIS . PESO ÓTICO

Uma imagem, raramente, tem apenas um elemento, que transmite sensação de "massa", que implica em "peso ótico"

O que é "Peso Ótico"?
Sensação visual, em termos de massa; peso que nos transmite qualquer elemento em seu tamanho, forma, cor, textura, luz e sombra.


Assim, existem regras no que diz respeito à disposição das massas numa imagem, que podem ajudar a torná-la uma composição agradável:

1. Número de elementos presentes em cada plano - quanto maior o número de elementos de massa existentes numa imagem, mais complexa será a organização dos mesmos, a fim de obter um arranjo, que resulte em planos bem compostos e equilibrados.


2. Disposição - os elementos devem ser dispostos no plano de modo que o centro de interesse fique bem definido.


03.A Regra dos “Terços” - se os elementos forem enquadrados em simetria o resultado será, habitualmente, muito formal e pouco satisfatório.
O centro geométrico da imagem não é, geralmente, o melhor lugar para colocar o centro de interesse.


Se dividirmos a imagem em terços (três partes iguais na horizontal e na vertical), encontraremos nos pontos de interseção das linhas, zonas mais propícias para a locação do centro de interesse.


A interseção dos terços resulta ainda melhor se os outros elementos do plano forem organizados de modo a conduzir a atenção para esses pontos.


*Por outro lado, se todos os fotógrafos realizarem seus clics, baseados na "regra dos terços".... quão monótono será visitar os sites de fotografia na Web!
Desafie!

04. Movimento - o movimento implícito numa imagem está estreitamente relacionado com o tipo de linha dominante na composição.
A direção mais eficiente de um movimento num plano é a diagonal. As linhas diagonais são mais dinâmicas e emotivas que as horizontais e verticais.

O movimento pode ser enfatizado se o movimento do assunto contrastar com a direção geral do plano e se o assunto for a única parte imóvel de um plano ou a única parte móvel de uma cena estática.
05. Tonalidade - mesmo que as linhas e as massas conduzam o olhar do observador para o centro de interesse, o efeito pode ser prejudicado se a tonalidade não for considerada. Se a iluminação for mais evidente em uma área diversa à ocupada pelo assunto principal, a atenção do receptor será desviada.

* Ao "lermos" uma imagem, nossos olhos buscam, em primeiro lugar, o contraste - o produzido pela iluminação é, frequentemente, mais relevante.

É preciso observar:
. O centro de interesse deve receber uma iluminação mais impactante do que o restante da cena ou encerrar o contraste mais alto da imagem.

. Deve-se evitar-se pontos de brilho excessivo próximos à borda do quadro, já que tendem a conduzir o olhar do observador para fora do plano, reduzindo a importância do centro de interesse.

 Fan Ho

Fan Ho


As regras de composição foram criadas com base em observação sobre a percepção humana e interpretação das narrativas visuais.
São, fundamentalmente, importantes.
Mas podem - e devem - ser quebradas, com a inteção consciente de obter uma nova forma de representação.
Na arte, na linguagem imagética da qual se vale a fotografia, nada deve ser repetido como uma cópia ou lei espartana.
Vale aqui, o estilo e a personalidade de cada fotógrafo - exercite diariamente, sua expressão através da fotografia.
Fotografe, analise os resultados, confrontando o que conseguiu, com o que desejava expressar.

São essas, algumas das premissas da composição estética da imagem.
Em breve, falaremos de outras.

Boa semana!

Maio . 2016





Nenhum comentário:

Postar um comentário