segunda-feira, 15 de maio de 2017

COMO FOTOGRAFAR MODELOS QUE USAM ÓCULOS?

Uma das situações mais difíceis, que um fotógrafo de retratos enfrenta é fazer um bom trabalho com pessoas que usam óculos - além de refletirem muita luz, as lentes acabam por esconder o olhar do retratado. As armações, frequentemente, provocam sombras no rosto, interferindo na fisionomia do modelo.



Abaixo, algumas dicas para evitar os temíveis reflexos:



. Ângulo de Incidência da Luz
Evite usar fontes de luz de frente para as lentes dos óculos. Nesse caso, os flashes embutidos e os externos montados sobre a câmera são as piores opções, pois emitem luz, praticamente, no mesmo eixo da objetiva, fazendo com que ela incida nos óculos e volte na mesma direção e no mesmo ângulo, ou seja, diretamente para o diafragma. Nesses casos, quanto mais raso for o ângulo em que a luz estiver montada, menor a chance de reflexos indesejáveis.


Distância entre a Câmera e o Modelo
Procure não posicionar a câmera muito próxima do modelo - quanto mais perto ela estiver, mais luz refletida receberá. Além disso, nos retratos formais em que desejamos o mínimo de distorção possível, é aconselhável pelo menos, 150 cm de distância. Sugerimos distâncias focais entre 85 e 130 mm.

Dose a Quantidade de Fontes Luminosas
Quanto menor for a quantidade de fontes luminosas, assim como vidros e espelhos no ambiente, menor a possibilidade de reflexos.

Teste a Luz
Escolhido o esquema de luz a ser utilizado e estando o modelo no local onde será fotografado, faça um teste - mova as fontes de luz, observando os efeitos através do visor, até encontrar um ponto no qual o reflexo não incida sobre a objetiva.

Qualidade da Luz
No momento da escolha do esquema de iluminação, procure optar por luzes difusas, suaves, através do uso de modificadores como hazes, sombrinhas ou soft boxes. Esse tipo de luz evitará que a armação dos óculos formem sombras muito duras sobre o rosto do modelo.



Em Ambientes Externos
No caso de retratos sob luz natural, mesmo que você não utilize luz artificial compensatória, os reflexos podem ocorrer em virtude da luz do sol. Nesse caso, além de posicionar o modelo da forma correta, o uso de um filtro polarizador pode ajudar para um resultado satisfatório.


Antes de Começar
Antes de iniciar a sessão, limpe as lentes dos óculos com extremos cuidado - pequenas manchas imperceptíveis a olho nu, são bastante visíveis na fotografia e difíceis de eliminar nos softwares de tratamento.

Não Use Spray Anti-Reflexo
Embora pareça tentador, use spray anti-reflexo nas lentes dos óculos, pois ele as deixará opacas, impedindo a visão dos olhos do retratado.

Caso você esteja fotografando sob luz natural, evite posicionar-se em frente ao retratado - peça ao modelo que incline o rosto, de forma a eliminar os reflexos nas lentes.


Maio . 2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário