terça-feira, 5 de janeiro de 2016

NÃO DEIXE QUE A "CRISE" DESTRUA SUAS CHANCES - LEIA MINHA HISTÓRIA.





Devo minha vida à fotografia e à minha fé, mas agradeço a todos com quem aprendi algo nessa trajetória de quedas memoráveis, até chegar onde estou.

Meu nome é Andreia Bueno, filha única de um casal maravilhoso, já falecido. Com eles aprendi valores preciosos, a sonhar, realizar e persistir diante dos obstáculos. Minha paixão sempre foi fotografia, que aprendi com minha mãe. Cursei administração e design, sem deixar nunca de fotografar.

Por três vezes, abri e tentei manter meu próprio negócio, sem sucesso: cometi erros fatais de gestão. A última tentativa, em 2006 deixou consequências devastadoras: perdi casa, carro e me vi sozinha, sem recursos. Vivi um ano e quatro meses, numa casa simples, com aluguel pago por amigos, sem energia elétrica – o caso foi parar, inclusive, no jornal e na TV.
Essa é mais uma longa história, que pode ser comprovada por artigos publicados no Google.

No auge da crise, com 48 anos, contra todas as dificuldades, respirei e resgatei meus valores: iniciaria então, a empresa vitoriosa, que hoje administro: a Studio3 Escola de Fotografia e minha carreira de fotógrafa profissional.

Definido meu objetivo e o serviço que ofereceria, tracei o plano de negócio.
Decidi, que do pouco dinheiro que conseguia, uma parte seria para compra de iluminação de estúdio e outra, para internet. Com ela, faria pesquisas de mercado, contatos e divulgaria a escola.

Meu objetivo era uma escola diferenciada, que oferecesse certificação, com mensalidades acessíveis e novos métodos, onde os alunos aprendessem através de práticas em situações reais e de um programa completo, que abordasse desde técnicas, até empreendedorismo e gestão de carreira.
Passei dois anos refinando o projeto e preparando a abertura da escola.

No final de 2009, busquei o espaço para implantação da empresa, que já era formalizada.
Lembrei-me do Centro de Cultura, onde já havia trabalhado e fiz contato, apresentando a proposta - o ponto era excelente, a estrutura perfeita e eu teria a possibilidade de oferecer aos alunos, o que desejava.
Proposta aceita, firmamos contrato de parceria, definimos preços, horários e logística.
Segui, eu mesma, com a divulgação, captando alunos.

Comecei em 2010, com uma só sala, onde ministrava teoria e prática. Ofereci uma única modalidade de curso. Abri vagas para três turmas. Fiquei surpresa quando tivemos que abrir mais uma turma à noite, devido à demanda - foi a primeira vitória.



Foram tempos difíceis: saía de casa de ônibus às 7:00h, voltava à 00:00h e fazia todo o trabalho da Escola – quando chegava em casa, havia um único ponto de energia, cedido por uma vizinha e era com ele, que eu ligava o computador. Perdi inúmeros trabalhos, pois meu estúdio era em minha própria casa e eu não tinha energia para ligar os equipamentos - menos trabalho, menos dinheiro, mais dificuldades a serem superadas.

Persisti, oferecendo serviços, que compensassem as deficiências: implantei um ciclo de palestras gratuitas no centro de cultura, passeios fotográficos e comecei a produzir exposições em espaços culturais da cidade, com as fotos dos alunos, o que gerou ótima repercussão.

Consegui, que os alunos treinassem, fotografando apresentações da Cia de Dança Sesiminas, do Circo Sesi e desfiles de moda. Pude então, proporcionar a eles, experiências em situações reais, que é um de nossos grandes diferenciais.

Conquistando mercado, fui firmando parcerias com empresas que como a Escola, se beneficiavam das ações.
Em 2012, a escola já havia crescido e identifiquei a necessidade de contratar outro professor.
Decidi que daria preferência a ex-alunos, já formados e experientes, depois de um amplo treinamento em docência.

Hoje, a escola conta com 4 professores, sempre incentivados a melhorar sua capacitação.

O 7º andar do Centro de Cultura é todo nosso: temos boas salas e um estúdio bem equipado.

Atualmente, gerencio a escola, leciono e coordeno os professores: trabalhamos amistosamente, em equipe, prezando os mesmos valores e empenhados em nossa missão. Avaliamos resultados e conversamos muito, para que exponham suas ideias e soluções.

Sigo atenta às demandas dos alunos, fazendo pesquisas de satisfação, além de obter informações em conversas informais- eles são nosso melhor termômetro e temos um relacionamento muito próximo.

Mantenho o foco no mercado, observando o comportamento de nosso público nas redes sociais, nosso mais eficiente canal. Identificando demandas, transformo-as em novos cursos, ações e serviços.
A cada semestre, a escola cresce e recebe novos alunos.

Meus anos de estudo, minha garra, persistência e amadurecimento, mas principalmente, as lições aprendidas com os erros do passado, norteiam minha atuação como empresária. Deixei o imediatismo para trás e sigo, sistematicamente, mas com resiliência. Busco consultorias e permaneço me capacitando. Sinto-me segura e dona de um bom negócio. Venci o preconceito contra uma mulher de 50 anos, num universo dominado por homens - o do ensino fotografia. Construí minha escola, reestruturei minha vida e compartilhei com muitos, o caminho para o sucesso. Repito sempre, em sala de aula e em nossos canais na internet:
O “Não”, você já tem. Prepare-se, vá lá e faça. Se eu posso, vocês podem.

Terei sempre, muito a aprender e a escola, muito que crescer, mas me sinto feliz – tenho uma vida super tranquila e confortável. Implantamos uma nova forma de ensinar fotografia, comprometida com o resultado dos alunos. Continuo, junto com meus colaboradores, a abrir portas e oferecer ferramentas, para que outros vençam. Nossos alunos já formados retornam para especializações e nos indicam a outros. Muitos são premiados e referências em diversas áreas da fotografia.
Hoje, minhas – nossas – conquistas, são resultados de muito trabalho, principalmente, de ter mantido o foco, não ter deixado com que o medo e a desesperança me dominassem em minha pior fase de vida e de muita preparação, estudo e persistência.

Desejo o mesmo a vocês!
Com carinho,

Andreia Bueno
05 de Janeiro de 2016

7 comentários:

  1. Parabéns Andreia! Tenho grande admiração por você. Que Deus continue te abençoando! Feliz 2016! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho admiração e vontade de fazer o curso. Deus abençoe sua fé e resiliência.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho admiração e vontade de fazer o curso. Deus abençoe sua fé e resiliência.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Andreia, quem te conhece sabe de sua competência e sua luta por um ideal, é firme, mas delicada, durona, mas amável, aprendi a te admirar, apesar dos poucos contatos. Abraços e siga sua carreira vitoriosa.

    ResponderExcluir
  5. Alegria em saber que faço parte dessa história. Parabéns Andreia, você merece!

    ResponderExcluir
  6. Estou muito feliz por está realizando esse sonho! Demorou para se concretizar, mas hoje se tornou real em minha vida.quero tirar proveito ão máximo para me tornar uma profissional competente...

    ResponderExcluir
  7. Estou muito feliz por está realizando esse sonho! Demorou para se concretizar, mas hoje se tornou real em minha vida.quero tirar proveito ão máximo para me tornar uma profissional competente...

    ResponderExcluir