terça-feira, 11 de agosto de 2015
FOTÓGRAFO - SUA DIVULGAÇÃO ESTÁ CHEGANDO AOS SEUS CLIENTES?
O sucesso de qualquer negócio, no nosso caso, da Fotografia Profissional depende, antes de tudo, de nossa atitude de conseguir separar a “pessoa do fotógrafo” da “Fotografia como Negócio”.
Gerenciando o negócio de forma sistemática, as chances de sucesso são garantidas.
Para isso, é preciso ter em mente, que um dos fatores mais determinantes para o sucesso é a definição do Perfil do Cliente - com uma definição bem elaborada, o investimento na comunicação entre o profissional e seus clientes será mais eficaz, gerando maiores e melhores resultados, no que se refere à venda de seus serviços e produtos.
Como traçar o perfil do cliente e utilizá-lo nas decisões estratégicas do negócio?
Um Perfil do Cliente é delineado através de pesquisas, que utilizam várias ferramentas dedicadas. Constrói-se, então:
. O Perfil Demográfico
. O Perfil Geográfico
. O Perfil Comportamental
. O Perfil Psicográfico
Cada um deles funciona como um filtro.
Perfil Demográfico
É o mais genérico e amplo de todos, considerando faixa etária, sexo, raça, religião, renda, entre outros.
Os dados podem ser obtidos através das publicações de institutos de pesquisas, como o IBGE.
Com base neste perfil, podemos prever as possibilidades de demanda.
Após a análise, podemos ter como resultado, por exemplo – pessoas entre 20 e 40 anos, do sexo feminino, casadas, grávidas, atuantes no mercado de trabalho, com renda acima de 7 salários mínimos. Esse seria um bom parâmetro para filtragem de possíveis clientes para Fotografia de Gestantes e Newborn.
Perfil Geográfico
Passando os resultados obtidos através do Perfil Demográfico pelo filtro seguinte – O Perfil Geográfico – vamos refinar o resultado, considerando localização geográfica e afins, dependendo dos serviços e produtos a serem ofertados.
Perfil Geográfico está estreitamente, ligado à estratégias de comunicação.
Teremos então, a indicação de onde deveremos divulgar nosso trabalho fotográfico e quais as mídias mais eficientes.
.
Perfil Comportamental
Identifica o comportamento do cliente ao contratar um fotógrafo, considerando:
. Benefícios que procura
. Objetivos
. Reação ao trabalho fotográfico recebido
. Constância e ocasião, em que costuma contratar.
Analisando os dados, poderemos concluir, por exemplo, que as confecções no Brasil, contratam fotógrafos de moda para lançamento das coleções Outono- Inverno, de Janeiro a Março.
Perfil Psicográfico
O perfil psicográfico aborda fatores, que influenciam o comportamento do cliente, como estilo de vida e personalidade.
É baseado nos grupos dos quais fazem parte, locais que frequentam, profissão, hábitos, etc.
Teremos informações valiosas, que nos capacitarão a direcionar nosso marketing e a criar produtos e serviços, que serão bem aceitos.
Reunindo todas as informações obtidas, podemos traçar um refinado perfil de cliente e estabeleceremos um foco de atuação claro e preciso.
Dessa forma, cada valor aplicado em divulgação, cada esforço na direção do desenvolvimento de novos serviços, cada investimento em equipamentos e estudos será potencializado.
Saberemos o que oferecer, para quem, onde e que forma.
E você? Sabe quem é seu cliente?
Venha aprender conosco os segredos do sucesso!
Clique aqui e conheça o Curso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário