sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

DICAS DE DIREÇÃO PARA FOTOGRAFIA SENSUAL FEMININA

Amor by Taustin

Um dos maiores desafios dos fotógrafos de sensual feminino é a direção das mulheres, que não são modelos profissionais - seja por constrangimento do próprio fotógrafo e da fotografada ou por dúvidas sobre as melhores poses.

Duas atitudes podem melhorar, significativamente, seus resultados:

. Dedicar um bom tempo para conhecer e ganhar a confiança da mulher, que vai posar para você, através de conversas descontraídas.
. Estudar um pouco de anatomia e linguagem corporal.

Lembre-se que, se ela está diante de você para uma seção de Fotografia Sensual, já mostra uma grande disponibilidade, o que é um facilitador.
De qualquer forma, as mulheres que não são modelos profissionais e têm pouca intimidade com a câmera fotográfica, carregam consigo o receio da exposição de sua intimidade, de serem julgadas durante a seção e de não saberem posar - tudo isso ligado a padrões sócio-culturais.
A atitude positiva do fotógrafo é essencial para criar um clima favorável, conseguindo assim, fotos fabulosas, que traduzam a essência feminina.

Na Fotografia Sensual Feminina, as poses devem parecer espontâneas e transmitir o apelo sensual, que cada uma traz dentro de si, de forma individual - trabalhar sempre com as mesmas poses, para todas as mulheres, não trará bons resultados no balanço final de sua carreira.
Mas existem determinados princípios e métodos clássicos, que podem ser usados para todas, com as devidas adaptações.
Erros na direção e na forma como a mulher posiciona seu próprio corpo alteram radicalmente, a forma como como ele é percebido.
Alguns truques podem fazer uma grande diferença para mulheres com seios pequenos ou alguém que se considera acima do peso ideal.

O Olhar

Jennifer Gillan

Em fotografia, os olhos são o ponto vital da imagem.
Eles estabelecem a comunicação com o espectador, constroem a atmosfera desejada, revelam caráter ou criam tensão - são eles que propiciam, literalmente, o fluxo da fotografia.
Conferem ainda, à foto senso de poder, intensidade, intimidade e sensualidade.
Defina a atmosfera que você quer criar e oriente sua modelo a respeito do olhar.

Para que ela entenda exatamente o que você quer, tenha uma direção clara, objetiva.
Nunca diga - olhe para a esquerda!
Naturalmente, sua modelo vai girar a cabeça para a esquerda e não só, o olhar - peça a ela, que olhe para a ponta do seu dedo indicador e vá movimentando-o até que o olhar esteja como você deseja.

Quando estou dirigindo uma seção sensual, converso o tempo todo com minhas modelos, para estimulá-las e provocar emoções - fatalmente, os olhares transmitirão seus pensamentos. E fotografo enquanto conversamos. Desses momentos saem fotografias super espontâneas e expressivas.

Uso alguns truques ,que têm sido eficazes para mim:

. Especialmente, quando a modelo se sente constrangida - peço a ela, que pense em alguém, para quem ela quer mandar um "recado" e que use a câmera para isso. Nesse momento, ela olhará diretamente para a câmera com um olhar especial. O resultado é surpreendente!
. Olhar por cima dos ombros - peço à modelo, que posicione a cabeça de lado, de forma que o queixo fique alinhado com o ombro, e que direcione o olhar, levemente, para trás ou para baixo.

Columbus Boudoir

. Olhar dirigido para a fonte de luz - peço à modelo, que olhe para a fonte de luz. O olhar ganha mais destaque.
. "Olhe para baixo e olhe para mim" - peço à ela, que com um movimento sutil de cabeça, olhe para baixo e imediatamente ao meu comando, olhe para mim. Fotografo durante todo o movimento.
. Olhos fechados - peço a ela que feche seus olhos e pense em algo agradável, com a cabeça, levemente inclinada. Ela vai sorrir e entregar uma expressão magnífica.
. Olhe para seu corpo - peço que ela olhe para a parte de seu corpo que mais admira.

Cuide para que em seu enquadramento, os olhos não pareçam desalinhados e que não haja excesso da parte branca.

Muito mais que a pose, o olhar é o responsável pela transmissão da sensualidade.
Fique atento!

A Postura

Lezandra Photography

Nenhum corpo, por mais escultural que seja, é percebido de forma agradável, se a postura não estiver correta.
E os que suas donas consideram fora dos padrões estéticos, tornam-se lindos se a postura estiver ereta, a coluna encaixada e os membros bem posicionados.
Aqui você terá vantagens, se conhecer um mínimo sobre linguagem corporal - uma postura mal colocada transmite mensagens erradas.
Dessa forma, o fotógrafo deve dirigir sua modelo para que ela extraia de seu próprio corpo, o melhor!
Peça à sua modelo que:
. Se mantenha ereta, com a coluna encaixada, abrindo o tórax, levando os ombros para trás e para baixo, relaxando os braços.
. Erga a cabeça, alongando o pescoço.
. Sem juntar o queixo com o pescoço, incline a cabeça, levemente, para baixo.
. Contraia o abdome.

Lembre-se que no decorrer da seção, sua modelo vai relaxar e "perder" a postura.
É sua responsabilidade chamá-la de volta.


Onde você quer que eu ponha as mãos?

Hampton Roads Boudoir Photography

Essa é uma das primeiras perguntas, que todas as modelos fazem aos fotógrafos - as mãos e os braços parecem não fazer parte do corpo!
Além disso, se mal posicionadas, ficam deformadas na fotografia.

. É fundamental ter em mente, que o ponto onde as mãos da modelo estiverem colocadas, será um centro de atenção da imagem e o espectador, certamente, será atraído por ele.
Portanto, dirija escolhendo muito bem - evite os pontos fracos e valorize os fortes.

. Uma regra básica para posicionar as mãos é ter certeza de que elas nunca estejam num mesmo nível na foto, pois o espaço entre as duas é percebido como uma linha imaginária.

. Se as mãos estão em níveis diferentes, essa linha será diagonal, muito mais interessante e dinâmica, que a linha horizontal.

. As mãos são mais agradáveis na fotografia, se vistas de perfil. 
A palma ou o dorso das mãos são bastante largas e captam muita atenção – geralmente, desviam a atenção do espectador, que deveria estar voltada para o todo ou uma outra parte do corpo. Além disso, a idade tende a ser mais visível no dorso das mãos.

. Quando fotografamos num ambiente quente, as veias no dorso das mãos podem se projetar de uma forma, visualmente, desagradável. Tenham sempre uma toalhinha úmida e gelada por perto, caso haja necessidade de uma compressa.

. Os dedos devem estar, levemente, separados e curvados.
Dedos estendidos e abertos criam muitas linhas imaginárias na mente do espectador.
Não é aconselhável cortar ou esconder os dedos – quando isso acontece, a mão parece amputada.

. As mãos devem ainda, manter uma mesma distância da câmera, assim como o corpo –projetá-las na direção da câmera fará com que pareçam muito grandes em relação ao corpo. Lembre-se que tudo que estiver, um mínimo que seja, mais próximo da lente, terá seu tamanho aumentado na fotografia.

. Quando a mão é fotografada com os dedos abertos ou está cerrada, tende a parecer dura e masculina.
Uma pose mais feminina tem a mão delicadamente, curvada.

. Quando as mãos tocam o rosto ou qualquer outra parte do corpo, é importante que a modelo não o apoie na mão - devemos evitar pressão, para que ela não franza a pele.

. Quando as mãos estiverem na cintura, a regra geral é: esconda o polegar e mostre os outros dedos.
Nessa pose, os pulsos estarão geralmente, dobrados - o fotógrafo deve se assegurar de que não estejam curvados em direção à câmera e sim, dobrados para baixo (a mão deve estar, levemente, erguida) e/ou afastados da câmera. Fique atento aos dedos abertos em uma pose como essa, pois eles podem criar uma distração significativa.

. Peça a sua modelo que toque seu próprio corpo - ela pode tocar apenas, com a ponta dos dedos, num movimento delicado ou com a palma da mão, de forma mais "agressiva". O tipo de toque ajudará a definir a atmosfera da imagem.

Lezandra Photography

. Sugira que ela passe as mãos pelo seu próprio corpo, em movimentos alternados, se acariciando - fotografe continuamente.

E para fechar, a última dica:

Observe a iluminação com cuidado - uma luz mal feita pode destruir qualquer mulher.
Por outro lado, uma luz natural bem aproveitada ou a luz fotográfica bem escolhida e posicionada, realça as qualidades e faz os "defeitos" desaparecerem.

Observação: normalmente, ilustro minhas matérias a respeito de Fotografia Sensual Feminina, com fotos publicadas por outros fotógrafos ou modelos profissionais, que posaram para mim. Resguardo a privacidade e a imagem de minhas clientes.

Janeiro . 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário