quarta-feira, 8 de junho de 2016

CATÁLOGOS . O CORAÇÃO DO LIGHTROOM


O QUE É UM CATÁLOGO?


Um catálogo é uma base de dados, que armazena um registro de cada uma de suas fotos.
 O registro contém três informações importantes sobre cada foto:
  • Uma referência à localização da foto em seu sistema.
  • Instruções de como você deseja processar a foto.
  • Metadados, como avaliações e palavras-chave aplicadas às fotos para ajudá-lo a localizar ou organizá-las.
Ao importar fotos para o Lightroom, você cria um vínculo entre a foto e o registro de fotos no catálogo. Em seguida, qualquer trabalho que você executa na foto — como aplicação de palavras-chave ou suavização de pele através do pincel de máscara – é armazenado no registro de fotos no catálogo como metadados adicionais.
















Quando o tratamento estiver finalizado, você pode compartilhar suas imagens no Facebook, imprimir ou montar um álbum. O Lightroom aplica suas alterações de metadados, que são como instruções de revelação de foto, na cópia da foto, para que todos possam visualizá-las.

O Lightroom nunca altera as fotos reais capturadas pela câmera. Dessa forma, a edição no Lightroom é não destrutiva. Sempre é possível retornar à foto original, não editada.

A forma de trabalho do Lightroom é diferente da de um navegador de arquivo como Adobe Bridge. Navegadores de arquivo precisam de acesso direto, físico aos arquivos exibidos. Os arquivos devem estar realmente no disco rígido, ou o computador deve estar conectado a uma mídia de armazenamento que contém os arquivos a serem exibidos pelo Adobe Bridge.
Como o Lightroom usa um catálogo para manter o controle de fotos, você pode visualizar fotos no software, mesmo que estejam fisicamente no mesmo computador que o software.
 

As vantagens do fluxo de trabalho baseado em catálogo


O software oferece flexibilidade de gerenciar, organizar e editar fotos, pois as fotos podem estar em qualquer lugar – no mesmo computador com o Lightroom, em um disco rígido externo, ou em uma unidade de rede.
Como o catálogo armazena uma visualização de cada foto, é possível trabalhar com as fotos no Lightroom e ver as alterações de edição, just in time. 

Práticas recomendadas para trabalhar com catálogos do Lightroom 


Sugerimos muito cuidado ao trabalhar com os catálogos do Lightroom.
É possível mover catálogos e fotos, colocar fotos em vários catálogos e combinar ou mesclar catálogos, mas isso pode gerar confusão. Além de isso, os links entre o catálogo e as fotos podem ser rompidos.

Fique Atento!

Embora você possa ter vários catálogos do Lightroom, o fotógrafo pode optar por um método simplificado, utilizando um único catálogo.
Não há limite para o número de fotos, que se pode ter em um catálogo, e o Lightroom oferece várias formas de classificar, filtrar ou organizar e localizar fotos em um catálogo - é possível, por exemplo, usar pastas, coleções, palavras-chave, rótulos e avaliações.
Com a prática, provavelmente é possível encontrar forma de organizar e gerenciar adequadamente, as fotos em um catálogo.

Depois que se iniciar o trabalho no Lightroom, se for necessário mover ou renomear as fotos — suponhamos que o disco rígido esteja cheio e é necessário alternar para uma unidade externa — essas tarefas devem ser executadas a partir do Lightroom.
Não é aconselhável utilizar o Explorer ou pelo Finder para mover fotosm pois o fotógrafo poderá se deparar com a temível mensagem de erro "fotos ausentes" e será necessário restabelecer todos os links.

Decida com antecedência onde você armazenará o catálogo do Lightroom em seu computador. Não é possível armazená-lo na rede.
Você deverá armazená-lo no disco rígido do computador ou em um disco externo. Após decidir onde salvar o catálogo, considere a pasta ou o caminho específico onde o colocará.

Determine onde deseja manter suas fotos. Avalie o espaço livre existente em seu disco rígido. Se estiver trabalhando em vários computadores, considere hospedar o catálogo e as fotos em uma unidade externa, que você possa conectar a qualquer sistema.
Copie ou mova suas fotos para esse lugar antes de importá-las para o Lightroom.

Finalmente, inicie o Lightroom e importe as fotos para o catálogo adicionando-as no local.

Como Criar e Gerenciar Catálogos

 

Ao criar um catálogo, você cria um nome para a pasta, como por exemplo, "Casamentos 2016", que inclui um arquivo de catálogo - "Casamentos 2016.lrcat". Esse arquivo de catálogo armazena as configurações do catálogo. Quando fotos são importadas, uma nova subpasta (como "Visualizações de fotos do casamento.lrdata") é criada para armazenar as imagens de visualização JPEG.

Como Fazer 

1. Arquivo > Novo catálogo.
2. Especifique o nome e o local da nova pasta de catálogo e clique em Salvar (Windows) ou Criar (Mac OS).

O Lightroom redefine e exibe um módulo Biblioteca vazio, pronto para você importar fotos.


Como Abrir um Catálogo

 

Quando você abre um catálogo diferente, o Lightroom fecha o catálogo atual e é reiniciado.
 
Como Fazer 
 
1. Arquivo > Abrir catálogo.
2. Na caixa de diálogo Abrir catálogo, especifique o arquivo de catálogo e clique em Abrir.

É possível ainda, escolher um catálogo no menu Arquivo > Abrir recente.
Se o programa solicitar, clique em Reiniciar para fechar o catálogo atual e reiniciar o Lightroom.
 
Também é possível alterar as preferências gerais, para especificar qual catálogo será aberto quando o Lightroom for iniciado.


 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

Alterar o catálogo padrão


Por padrão, o Lightroom abre o catálogo mais recente ao ser iniciado.
Esse comportamento pode ser alterado, possibilitando abrir um catálogo diferente ou sempre avisar sobre a escolha de um catálogo.
 
Como Fazer 
 
Nas Preferências Gerais, escolha uma destas opções no menu “Ao inicializar, usar este catálogo”:
  • O caminho do arquivo de uma biblioteca específica: Abre o catálogo encontrado em um local de caminho de arquivo específico.
  • Carregar catálogo mais recente: Abre o catálogo mais recente com o qual você está trabalhando.
  • Avisar ao iniciar o Lightroom: Abre a caixa de diálogo Selecionar catálogo na inicialização.














Observação:

Também é possível escolher "Outro", navegar até um arquivo de catálogo específico (.lrcat) e selecioná-lo como a biblioteca padrão a ser aberta na inicialização.

Andreia Bueno  - Junho . 2016
Escola de Fotografia Studio3 Sesiminas
Fonte: Adobe Help

Um comentário: