terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A Escolha da Câmera Fotográfica

por Claudia Figueiredo

“O resultado final de um bom trabalho fotográfico tem mais a ver com habilidade e experiência do fotógrafo, do que com o equipamento”.

Tenha conscienência de que a câmera é, simplesmente, uma ferramenta.

Determinado equipamento pode lhe dar mais flexibilidade e opções, permitindo que você capture mais detalhes ou até mesmo, que fotografe em situações que de outra forma, não seria possível. Pode ainda, tornar seu trabalho como fotógrafo, mais fácil.
No entanto, o equipamento não fará de você um fotógrafo.
Adquirir um carro de corrida não faz de você um piloto profissional. Um fotógrafo profissional deve ser capaz de obter grandes resultados, independente do equipamento que usa.

Câmeras - Os Cinco Tipos Básicos

Câmera de Celular



Nos dias atuais, a câmera se encontra entre uma das características mais importantes, para quem pretende adquirir um smartphone. Nos modelos atuais encontramos câmeras tão avançadas e versáteis, que a função do próprio celular parece secundária.
Vantagens
A praticidade que os novos telefones oferecem, fotografando com rapidez e boa qualidade e a vantagem de já estarem conectados, facilitando o compartilhamento nas redes sociais são os diferenciais. São pequenos e estão sempre à mão, porém não devemos esquecer de que são, apenas, celulares.
Desvantagens
As fotos podem até apresentar alguma qualidade, mas quando comparamos com câmeras fotográficas, temos um sensor de tamanho reduzido. Isso faz com que as fotos tenham dimensões reduzidas, não permitindo uma boa ampliação da imagem.

Câmeras Compactas de Bolso




Também conhecidas como Point & Shoot, do inglês "aponte e dispare", as câmeras compactas são pequenas, fáceis de usar, têm custo menor e podem até, produzir um bom resultado.
Normalmente, possuem um zoom três vezes maior do que o ângulo de abertura e têm um pequeno flash incorporado. Nessa categoria encontramos variados modelos e valores.

Vantagens
São portáteis e possibilitam bons resultados com o flash, em fotos de pequenos grupos e retratos.

Desvantagens
A qualidade das fotos é baixa - permitem uma impressão pequena, em média 18 X 25 cm, e o fotógrafo não tem controle sobre os comandos da câmera.

Câmeras Compactas




Câmeras Bridge e Superzoom – geralmente, se parecem com câmeras de entrada ou profissionais, mas são apenas, câmeras compactas com alguns recursos adicionais, que permitem um pouco mais de controle por parte do fotógrafo. Possuem lentes com zoom.

Vantagens
Possuem alguns controles manuais, possibilitando maior domínio da câmera, o que permite que o fotógrafo exercite sua criatividade.

Desvantagens
Não permitem troca de lentes. As lentes incorporadas à câmera são, geralmente, “escuras”, captando pouca luz. Equipadas com sensores pequenos, a qualidade da imagem, ainda é baixa, não permitindo uma boa ampliação.

Câmeras Mirrorless ou Micro 4/ 3




Novidade no mercado, ainda que na categoria de câmeras compactas, permitem a troca de lente. Como não possuem espelhos, o tamanho de seu corpo é reduzido, possuindo sensor de boa qualidade.
Vantagens
Com um corpo pequeno ela registra imagens com boa qualidade, comparável às câmeras de entrada e profissionais DSLR, por conta da qualidade do sensor e dos ajustes manuais.
Desvantagens Apresenta foco lento em comparação com as DSLR e um grande gasto com baterias por conta de não possuir um viewfinder (visor ótico). A maior parte de seus comandos são feitos pelo sistema touch screen da tela ou sub menus.





Semi Profissionais e Profissionais




DSLR é a sigla em inglês para digital single lens reflex, que em uma tradução livre seria "câmera digital reflex de lente única". Isso quer dizer, que a DSLR é a versão digital para as antigas câmeras de filme SLR, em que a luz passa apenas, por uma lente antes de chegar ao sensor e que a imagem vista no visor é obtida através do reflexo em seus espelhos internos — ou no filme, no caso das câmeras tradicionais.

As câmeras compactas não possuem visor: a luz entra e atinge, diretamente, o sensor sem passar pelo sistema de espelhos - quando o disparador é acionado, o sensor fica 100% exposto e registra a imagem. O visor, que possuem resume-se a uma tela digital, que tem a função de ajudar na visualização da cena em ambientes com muita claridade, nos quais o visor LCD se torna ineficaz.

Nas câmeras DSLR, o que se vê no visor é, exatamente, a luz refletida pela cena e projetada num espelho e num pentaprisma, instalados no corpo da câmera. Quando o disparador é acionado, o espelho fica suspenso e o sensor captura a imagem. Desta forma, a cena que está sendo vista é a mesma que será registrada.

* Grande parte das câmeras digitais reflex, possuem um déficit de 5% em seus visores, em relação ao que o sensor captura. Isso equivale a dizer, que o fotógrafo enxerga no visor de sua câmera, 5% a menos, do que o sensor irá capturar.
É aconselhável verificar o Manual do Equipamento.

Semi Profissionais

Também conhecidas como “câmeras de entrada” são câmeras reflex com um preço mais em conta, que os modelos profissionais. As DSLRs de entrada tem sensor APS-C (1.5x ou 1.6x menor, que o sensor full frame). Atendem os que pretende trabalhar com fotografia ou, simplesmente, aos que querem total controle sobre o resultado da foto.
Vantagens
Total controle nas configurações e troca de lentes, o que permite um grande número de opções criativas e controle da imagem. Possuem uma variada gama de lentes, em comum com linhas superiores, possibilitando upgrade, quando necessário.

Desvantagens
Seu sensor, muito superior ao das câmeras compactas, ainda é menor que os das câmeras full frame (35mm) e não conseguem manter qualidade em situações de luz deficiente, que exigem o uso de ISO muito alto, aumentando assim, o ruído.

Câmeras Profissionais

Câmeras Profissionais ou Full Frame são câmeras robustas e possuem sensores com tamanho próximo ao filme de 35mm.
Todas as objetivas projetam uma imagem circular, porém, o aproveitamento dessa imagem, depende do tipo de sensor da câmera.
Resumindo, as câmeras com sensor Full Frame, em virtude de ser maior, vão captar uma porção mais ampla da imagem refletida, enquanto um sensor APS-C vai conseguir captar uma porção menor (Fator de Corte), como se pode verificar nos quadros abaixo.





Vantagens
Com corpo robusto e sensor grande as câmeras full frame suportam ISO alto com pouco ruído. Permitem, que objetivas como grande angular ou fisheye mostrem o máximo de ângulo possível.

Desvantagens
Preço, peso e quantidade de equipamentos a serem transportados.

Que Câmera Escolher?

Diante da infinidade de equipamentos fotográficos disponíveis no mercado, antes de tomar qualquer decisão de compra, devemos fazer alguns questionamentos, a fim de definir a classe, a marca e o modelo de câmera a ser adquirida.


Pergunte-se:
1. Qual o valor disponível para investimento em equipamentos?
2. Quais são seus interesses e objetivos na fotografia?
3. Qual é sua especialidade fotográfica?
4. Que tipo de equipamento seus amigos utilizam?

“Se não tivéssemos limites financeiros para investir em equipamento fotográfico, decidir a câmera ideal, realmente, não seria uma grande questão.”

Sugerimos uma avaliação cuidadosa, evitando adquirir um equipamento além ou aquém da necessidade.

Qual o valor de investimento disponível?

O valor de investimento é determinante – quanto se pretende investir na compra da câmera, das objetivas e dos acessórios?

Tenha em mente que o investimento em objetivas e acessórios é contínuo.

Quais são seus interesses e objetivos com a fotografia?

Você está interessado em aprender a fotografia como um hobby ou você quer desenvolver um trabalho autoral? Você quer se tornar um fotógrafo profissional? Em que área deseja atuar profissionalmente?

“Não faz sentido investir um alto valor em equipamentos com sistemas avançados, recursos e características, que você nunca vai usar”.

Definindo as Categorias

Entusiastas – Gostam de fotografar e aprender sobre fotografia. Investem pouco tempo nos estudos sobre fotografia, assim como no domínio do equipamento. Entusiastas querem criar imagens de qualidade profissional, mas não estão , necessariamente, interessados ​​em viver profissionalmente, da fotografia. Qualidade, recursos e portabilidade são as necessidades do entusiasta.

Profissionais - ou aspirantes a profissionais, se dedicam, intensamente, em estudar fotografia, assim como no domínio do equipamento e fazem da profissão seu meio de vida embora, também, fotografem por hobby. Qualidade, funcionalidade e versatilidade são as principais necessidades dos profissionais e aspirantes a profissionais.

Qual é sua especialidade fotográfica?

Definir a área em que se deseja atuar é fator importante, para determinar a escolha do seu equipamento, sabendo que cada área dentro da fotografia, tem suas particularidades e demandas.

Áreas da Fotografia

Ação / Esportes - Fotógrafos de esportes precisam chegar o mais perto possível da ação. Velocidade e dinamismo são características dessa categoria. Por isso a velocidade do obturador, o fator de corte e objetivas com uma distância focal de, no mínimo, 200mm são recursos necessários.

Editorial / Fashion – Editoriais de moda precisam representar as cores com alta qualidade, bem como detalhes (Resolução / Megapixels). Sensores de alta qualidade, com reprodução fiel de cores são cruciais para tons de pele , texturas e cores precisas. Lentes claras, de preferência com aberturas f/1.4, f/1.8 e f/2.8 são as mais indicadas

Natureza / Paisagens – A fotografia de natureza e paisagens é um pouco menos exigente, permitindo uma boa gama de câmeras com lentes intercambiáveis. O que determinará as objetivas necessárias, será o assunto a ser registrado: macro (60 mm, 100 mm, 105 mm), grande angular (12 mm, 20 mm, 24 mm, 28 mm, 35 mm) e teleobjetivas (a partir de 200 mm)

Retratos – Em geral, o fotógrafo consegue obter um bom resultado, sem que muitos recursos da câmera sejam exigidos. As lentes mais recomendadas são aquelas que têm a distância focal entre 70mm e 100mm, com grandes aberturas, ou seja, dão um bom desfoque ao fundo e mais destaque à pessoa.

Eventos / Fotojornalismo - Eventos (casamento, formaturas, institucionais, etc.) e fotojornalismo são áreas da fotografia, extremamente, exigentes em relação aos recursos do equipamento fotográfico. No entanto, as características mais importantes incluem o alto desempenho em ambientes com luz deficiente, boa velocidade do obturador e boa qualidade em relação à resolução, taxa de quadros, entre outros. Quanto às objetivas, não há necessidade determinante de uma grande angular ou uma super-tele, salvo casos específicos. Lentes zoom como as 24-70 mm, 18-105 mm, 28-135 mm ou equivalentes, de preferência com boas aberturas de diafragma, em torno de f/ 2.8 e f/4, são versáteis, facilitando o trabalho.

Que tipo de equipamento seus amigos utilizam?

Depois de uma boa triagem, já é possível eliminar algumas opções e finalizar com apenas, duas marcas, para a comparação de recursos individuais de cada câmera.

Nesse ponto é interessante considerar o equipamento utilizado por outros fotógrafos, que fazem parte de nosso círculo de relacionamentos – se o equipamento escolhido for da mesma marca/ modelo, pode-se contar com o apoio de amigos no esclarecimento de dúvidas e até mesmo, empréstimo e testes de novas objetivas.

FINALIZANDO

A ideia desse artigo foi trazer um pouco de entendimento do universo das câmeras fotográficas, suas funções e aplicações. Encontrando a resposta aos questionamentos que propusemos, é possível ter uma idéia de que equipamento atenderá suas necessidades, dentro das características desejadas e recursos financeiros disponíveis.

Clicando aqui você pode testar a maioria das configurações de uma câmera, disparar e avaliar o resultado - um bom treino para quem está iniciando o aprendizado da fotografia!
E lembre-se:

“Fotografar, é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração." (Henri Cartier-Bresson, 1994)

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