segunda-feira, 3 de agosto de 2020

O SEGREDO DA FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS . AS CORES!

Compondo com Cores

A escolha do esquema de cores é tão essencial na fotografia de alimentos (ou fotografia gastronômica), quanto a iluminação.


Fotos dos alimentos são, geralmente, coloridas, embora as cores tenham um papel secundário na cena, para evitar a distração do espectador em relação ao tema principal.
Isto é fundamental, especialmente em relação à escolha de fundos e acessórios - é melhor evitar usar muitas cores diferentes em uma única foto, pois isso cria uma composição desequilibrada. O fotógrafo deve selecionar cores, que complementem a cor da comida.

O disco de cores é uma importante ferramenta na composição da imagem.
Todas as cores do espectro visível são compostas de uma mistura das cores primárias de determinado espaço de cor - azul, amarelo e vermelho, no espaço de cor pigmento opaco, ciano, magenta e amarelo, no espaço de cor pigmento transparente, vermelho, verde e azul, no espaço de cor luz.

Para composição de cores, o ideal é optar por um dos esquema de cores cientificamente definidos.
A habilidade no uso desses princípios básicos permitirá, que o fotógrafo produza composições de aparência agradável e que provoquem prazer visual no espectador.
Geralmente, uma boa prática é repercutir a cor do prato principal em elementos adicionais da composição, como um guardanapo, um copo ou flores frescas. 
Se o prato em si for colorido, vale a pena atenuar o restante da cena usando cores neutras como branco, cinza ou preto. Para aprofundar o entendimento sobre os esquemas de cores, é interessante imprimir o disco e tê-lo a mão, enquanto montamos a cena.

Cores Complementares


Quanto mais diferentes são as cores, mais contraste elas produzem – as cores complementares oferecem contraste máximo.
O contraste entre cores complementares potencializa o brilho percebido enquanto preserva o equilíbrio das cores.

Aqui estão alguns exemplos do “esquema de cores complementares”, que reforçam o brilho e a percepção das formas: verde e vermelho, azul e laranja, amarelo e violeta. Outros tipos de contraste de cores também desempenham um significativo papel na fotografia de alimentos. Estes podem ser o contraste entre tons quentes e frios como o amarelo e o azul ou o contraste qualitativo entre diferentes graus de saturação, como por exemplo, um prato com dominante vermelho escuro, num fundo verde.

O contraste claro e escuro entre matizes semelhantes também é uma ferramenta de composição eficaz.

As preferências variam e não há limites para a forma como você pode usar cores nas fotos de alimentos – o fator mais importante é que o elemento da cena mais brilhante, colorido e altamente saturado atrairá, imediatamente a atenção do espectador e determinará a sensação da imagem. Em outras palavras, verifique se o detalhe dominante é o único
você mais deseja realçar.

Cores análogas


Cores análogas são semelhantes entre si e se localizam lado a lado no disco de cores.
Para produzir imagens com uma atmosfera serena,e aconselhável escolher cores análogas, que se harmonizem, em vez de causarem contraste entre elas.

Novamente, o fotógrafo pode usar o disco para localizar as cores apropriadas, desta vez, identificando as cores à direita e esquerda da cor principal e não as cores opostas.
Essa abordagem produz resultados discretos, em vez de brilhantes e ousados.

Composição Monocromática


Uma abordagem monocromática, tom sobre tom, é outra maneira de criar efeitos muito agradáveis. Para criar um efeito monocromático, selecione uma cor principal e use tons ligeiramente mais claros ou mais escuros da mesma cor para o resto dos elementos de cena e para o fundo. Preto, branco, cinza e cinzas cromáticos são cores neutras que, a princípio, representam valores em escala de cinza – eles são excelentes opções para cores coadjuvantes numa composição, desde que não criem muito contraste com as cores principais. Por exemplo, amarelo se harmoniza melhor com branco do que com preto.

Existem inúmeros outros esquemas de cores e cada um, evoca uma emoção no espectador. Saber escolher é a chave de uma fotografia de intenso apelo visual.

Fotos: Pexels

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