sexta-feira, 17 de junho de 2011

O gerenciamento de cores é um processo onde as características das cores, para cada dispositivo na cadeia de processamento da imagem é conhecido com precisão e utilizado para melhor prever e controlar a reprodução de cores. Para a fotografia digital, esta cadeia de processamento de imagens começa, normalmente, com a câmera e termina com a impressão final, podendo incluir um dispositivo de exibição entre os dois.




 

Muitas cadeias de processamento de imagens incluem outros dispositivos, mas em geral, qualquer um deles, na tentativa de reproduzir a cor de outro, pode se beneficiar do gerenciamento de cores. Normalmente, os fotógrafos desejam que os observadores vejam seus trabalhos como pretendem. O gerenciamento de cores não garante a reprodução de cores de forma idêntica, pois raramente isso é possível, mas pode pelo menos, oferecer maior controle sobre eventuais alterações que possam ocorrer.


A NECESSIDADE DE CORES DE REFERÊNCIA


A reprodução de cores tem um problema fundamental: números de cores diferentes não produzem, necessariamente, a mesma cor em todos os dispositivos.

O gerenciamento de cores requer uma tabela personalizada ou um "perfil de cor" para cada dispositivo, que associa um código numérico a cada cor considerada. Desta forma, quando um computador tenta se comunicar com outro dispositivo, considerando as cores, ele não se limita a enviar os códigos numéricos, mas também, especifica a forma através da qual esses códigos serão utilizados. Os softwares de gerenciamento de cores utilizam este perfil e ajustam os números enviados de acordo com a configuração do dispositivo de destino.

Na realidade, os perfis de cores incluem as três cores, além de dados, sendo bastante sofisticados. Para que estes perfis sejam úteis, devem ser apresentados de forma padronizada, podendo ser lidos por todos os programas.


VISÃO GERAL


O International Color Consortium (ICC) foi criado em 1993 para criar um sistema aberto e padronizado de gerenciamento de cores que é, atualmente, utilizado na maioria dos computadores. Esse sistema envolve três conceitos-chave: perfis de cores, espaços de cores e conversão entre espaços de cores. Um espaço de cores se refere ao número de cores reais e todas as combinações possíveis entre elas. Ao tentar reproduzir a cor de outro dispositivo, os espaços de cores podem mostrar se há capacidade para que se mantenha a sombra/ detalhes de realce, a saturação de cor e quanto tais características podem ser comprometidas.

O perfil de cor guarda informações sobre cores produzidas para os números RGB ou CMYK de determinado dispositivo e mapeia estas cores como um subgrupo do “PCS” – Profile Conection Space – Perfil de Conexão de Espaços.

O PCS é um espaço de cor independente de métodos específicos utilizados em qualquer dispositivo de reprodução de cores sendo, por isso, um tradutor universal - é o conjunto de todas as cores visíveis definido pela Comissão Internacional de l'éclairage (CIE) e utilizado pelo ICC. A estreita região trapezoidal desenhada no interior do PCS é o que se denomina "espaço de trabalho” e é utilizado em programas de edição de imagens (como o Adobe Photoshop), definindo o conjunto de cores disponíveis para o trabalho de edição.

Cada etapa da cadeia acima especifica as cores disponíveis, assim, definindo um espaço de cor. Se um dispositivo tem uma maior gama de cores que outro dispositivo pode produzir, algumas das cores vão estar fora do espaço de cor do outro. Essas "cores fora do gamut" ocorrem em quase todos os processos de conversão e são chamadas de "gamut mismatch” ou “incompatibilidade de gama”. Um módulo de gerenciamento de cores – CMM - realiza todos os cálculos necessários para efetuar a conversão de um espaço para outro e é o carro-chefe do gerenciamento de cores. A incompatibilidade de gama exige o CMM para efetuar as aproximações básicas, especificadas por um “rendering intent” (função de representação). O “rendering intent” é, frequentemente, especificado manualmente e inclui várias opções para se lidar com as cores fora do gamut.
Referências Bibliográficas:
Color Confidence - Tim Grey
The Photographer's Guide to Color Management - Phil Nelson

Nenhum comentário:

Postar um comentário