Alguns anos atrás, no início da era das mídias sociais, era
preciso convencer os fotógrafos, através de inúmeros argumentos, sobre o quanto
essas novas ferramentas poderiam ajudar no desenvolvimento de suas atividades
profissionais. Hoje, não é mais necessário – todos reconhecem o quanto essas
redes podem auxiliar na expansão e construção de uma carreira.
Sendo dinâmicas, as plataformas de mídia social são,
constantemente, atualizadas e alteradas, o que faz com que os fotógrafos, nem sempre
, consigam usufruir de todo seu potencial de divulgação.
Grande parte dos fotógrafos bem sucedidos domina a arte do
Facebook, do Twitter, do Linkedin e do Google+. Para tanto, é preciso saber o
que funciona e o que não funciona. Independente da mídia social escolhida, um
ponto é fundamental: o sucesso nas redes vem com o tempo, gasto de energia, aplicação
de estratégias, planejamento e métodos.
Postar indiscriminadamente e, ao mesmo tempo, interagir com
clientes potenciais não leva a resultados positivos.
Antes de tudo, é preciso
questionar-se:
Qual é o meu objetivo?
Em que as ferramentas “Mídias
Sociais” podem me ajudar a alcançá-lo?
Frequentemente, nos envolvemos, tão profundamente, com as mídias
sociais, que acabamos por perder de vista, a finalidade original de cada uma
delas – vale a pena recuar , observar e perceber.
De acordo com as próprias fontes:
. O Facebook tem como missão, oferecer às pessoas, o poder
de compartilhar e tornar o mundo mais aberto e conectado.
. O Twitter conecta empresas aos clientes, “just in time” . As
empresas utilizam o Twitter para compartilhar ,rapidamente, informações com
pessoas interessadas em seus produtos e serviços, coletar, em tempo real,
informações sobre o mercado, obter feedback, construir relacionamentos com
clientes, parceiros e pessoas influentes.
. O LinkedIn é a maior rede de profissionais do mundo, com
mais de 120 milhões de membros e crescimento acelerado. Conecta o usuário a
contatos confiáveis, possibilitando a troca de conhecimentos, idéias e
oportunidades, numa ampla rede.
. O Google + conecta os
usuários, mais do que no mundo real.
Possibilita o compartilhamento de idéias, pensamentos, links
e fotos com os círculos/grupos certos. De uso fácil e espontâneo, oferece
vídeo-chat para conversas com até nove pessoas de uma só vez.
Mídias Sociais – Uma Poderosa Ferramenta de Marketing
As mídias sociais não são ferramentas milagrosas, que
melhoram os negócios da noite para o dia.
Entretanto, são parte importante da estratégia de
comercialização, que auxiliará no processo de reconhecimento e fortalecimento
de sua marca e na conexão com clientes potenciais.
É possível aferir, quantitativamente, através do Google
Analytics, que os sites de mídias sociais direcionam um volume significativo de
referências, ao tráfego destinado a sites de fotógrafos.
Existem, na verdade, duas formas principais de Marketing –
de saída e de entrada. As táticas do marketing de saída são intrusivas - ações
tradicionais que “empurram” material promocional para os clientes potenciais,
como emails e material de campanhas, convites impessoais para visitas à
portfólios, feiras, propaganda paga (revistas, outdoors, etc), entre outros.
As táticas de marketing de entrada são, exatamente, o oposto
– elas facilitam que você seja encontrado pelo cliente potencial, exatamente, quando
ele procura por algum serviço ou bem que você possa oferecer. As estratégias de
Marketing de entrada são opt-in – o visitante encontrou você por afinidade, por
segui-lo ou por te-lo buscado.
As mídias sociais, mecanismos de busca e blogs são táticas
de entrada.
Com táticas de entrada, o consumidor final já elimina parte
da avalanche desordenada de informações e promoções que, atualmente, invade sua
vida - porque você é de alguma forma, importante para a satisfação das
necessidades do cliente potencial, ele estará mais propenso a reagir,
positivamente, às suas mensagens.
Desta forma, as táticas de entrada preparam o terreno e
facilitam sua localização pelas pessoas interessadas em seus serviços.
Se você deseja aumentar seu campo de ação, criando, tanto
quanto possível, meios eficientes para que as pessoas se conectem a você, é
fundamental observar, que o marketing em mídias sociais implica em melhorar sua
performance na rede, com o objetivo de atrair tráfego de entrada de alta
qualidade.
Não existe receita perfeita para o sucesso de um mix de
táticas de entrada e saída – a estratégia irá variar de acordo com seu
orçamento, seu comportamento e retorno do investimento – resultados obtidos
tendo em vista o tempo e valores investidos.
É um engano considerar que a participação em mídias sociais
é gratuita, uma vez que não se está investindo valores em dinheiro – o custo
real é o tempo gasto no desenvolvimento das atividades relacionadas.
Investir tempo em mídias sociais significa que você não está
investindo em outras atividades produtivas.
É por isso que você precisa ter certeza de que está
recebendo o maior retorno possível sobre o investimento feito – da mesma forma
como se procede numa campanha publicitária, que tem alto custo em dinheiro.
Cabe a você avaliar os resultados das ações implementadas e
determinar as estratégias corretas de marketing.
Como Utilizar as Redes Sociais a Favor da Ampliação de sua
Carreira como Fotógrafo:
Construção do Nome/Marca: o compartilhamento de conteúdo
relevante, que realmente envolve as pessoas, através da mídia social, pode ajudá-lo
a tornar-se conhecido, dentro de sua especialidade ou permitir-lhe estabelecer credibilidade
a respeito de um tema específico, relacionado com sua fotografia.
Gerenciando Relacionamentos: muitos de seus clientes
atuais, parceiros e colegas já fazem parte das mídias sociais, razão pela qual
você deve estar, também presente, gerando assim, múltiplas possibilidades de
contato. Redes sociais como o Twitter podem ser úteis para oferecer suporte ao
cliente e conexões on-line podem proporcionar oportunidades, para que você
fique ciente dos comentários ou demandas, que estão sendo publicadas nas redes
sociais. De maneira mais ampla, a mídia social pode ser o canal ideal para
atualizar os clientes sobre lançamentos e novos projetos, para compartilhar
realizações e sucessos ou ampliar conexões pessoais e profissionais, através de
atualizações de outros usuários.
Geração de Vendas Diretas: Embora oferecer, diretamente,
produtos e serviços disponíveis para venda pareça ser o uso mais lógico das
mídias sociais, esta é uma tática que deve ser empregada com muita habilidade.
A mídia social pretende ser um canal de comunicação de mão dupla – publicar, regular
e enfaticamente "Contrate-me! Faça um Book em meu estúdio!”, afastará,
rapidamente, as pessoas. No entanto, reconhece-se que a mídia social se presta
tanto aos negócios, quanto ao uso pessoal, sendo que alguma promoção é
aceitável. Se o fotógrafo conquistar, antes, a confiança e credibilidade da
comunidade, participando e ouvindo, agregando valores, estimulando debates
interessantes e, quando possível, auxiliando outros usuários, essas pessoas aceitarão,
também, alguma autopromoção - especialmente se elas têm afinidade com a marca
criada pelo fotógrafo.
É aceitável que 10% das mensagens publicadas sejam de autopromoção,
o que significa 1 em cada 10 mensagens.
Compartilhamento: Como as redes sociais são baseadas na
cultura do compartilhamento, seus seguidores provavelmente, estarão também, à
procura de links interessantes para compartilhar com suas próprias comunidades.
Este compartilhamento aumenta a probabilidade de que mais pessoas possam ver,
compartilhar e vincular seu conteúdo. As redes sociais possibilitam, ainda, que
determinado conteúdo apareça, momentaneamente, na primeira página dos
resultados dos sites de busca.
Atualmente, os principais mecanismos de busca arquivam os
tweets e exibem os selecionados, que contém palavras-chave (tags) na primeira
página dos resultados de pesquisas, elevando-os a um posicionamento superior,
mesmo que por um curto espaço de tempo.
Inspiração
& Feedback: Quando o
fotógrafo começa a construir uma sólida rede de relacionamentos, acaba por se
surpreender com o quanto pode absorver, aprender e compartilhar, mesmo que não
tenha essa intenção. Optando por interagir através do Google +, Twitter,
Facebook, LinkedIn ou de todas as redes, repentinamente, tem acesso a novas
idéias, que podem estimular sua própria criatividade, sendo influenciado ou
inspirado pelo trabalho de outros. Através das mídias sociais é possível
conversar sobre assuntos diversos – da técnica ao orçamento ou sobre a
habilidade ao lidar com clientes e modelos.
É possível, ainda, conectar-se com fotógrafos famosos ou
emergentes, em diversos espaços sociais, observando sua publicações e
acompanhando sua evolução.
Fundamental : Definir Metas e Acompanhar Resultados
Antes de mergulhar no universo das mídias sociais, é
importante estabelecer metas e métodos de avaliação de desempenho, verificando
se os resultados obtidos são satisfatórios. Além disso, é preciso considerar um
padrão de referência – deve-se eleger um grupo de dados que possibilitem a
comparação entre dois períodos – um antes das ações implementadas e outro, após
a realização das ações.
Depois de decidir sobre metas e ferramentas que irá utilizar
para alcançá-las, devemos rever todo o planejamento. Esteja consciente de que,
o investimento em qualquer mídia social demanda de dois a três meses, para que
o resultado possa ser avaliado. Só depois desse período e de ações sistemáticas
e constantes - cumprimento do planejamento - é possível analisar e comparar resultados,
verificando se as mídias sociais estão sendo, realmente, eficientes. Até mesmo
a avaliação de outros meios de marketing como estratégias aplicáveis, deve
aguardar esse tempo.
A utilização de um
sistema de rastreamento, como o do Google Analytics, é também, fundamental para
o acompanhamento do grau de eficiência de cada plataforma de mídia social, no
que se refere ao direcionamento de visitantes a seu site ou página.
Esta ferramenta oferece dados concretos sobre o que está ou
não funcionando, ajudando a melhorar seu desempenho, a fim de atrair mais
tráfego, mas apenas, se o fotógrafo tiver, antes de tudo, consciência de suas
metas.
Por isso, atuar estrategicamente nas mídias sociais - escolher, cuidadosamente, o que se publica,
com quem se relaciona – pode ajudar o fotógrafo a atingir, mais rapidamente,
suas metas.
Ter consciência de onde se quer chegar ajudará a avaliar o
tempo X esforço, que o fotógrafo dedica às redes sociais. Além disso, indicará
quais as ações serão necessárias para que se alcance o sucesso.
Quantos seguidores são necessários para atender suas
necessidades? 30.000? Ou 500 seguidores de alta qualidade atendem suas demandas?
Esse índice depende do que se deseja alcançar.
O fotógrafo terá mais sucesso se mostrar ao público sua
paixão pela fotografia e compartilhar alguns de seus trabalhos, entre suas
publicações – algumas vezes, isso significa que será preciso escrever. Para os
que elegem as imagens como meio de comunicação de suas idéias e emoções,
escrever pode ser um desafio. Mas vários fotógrafos bem sucedidos são bons
escritores e o ato de publicar textos pode se tornar mais uma ferramenta para o
sucesso em redes sociais.
Direcionando esforços, observo que não é necessário fazer
parte de todas as mídias sociais – basta escolher algumas e se dedicar a elas,
escrevendo e contando suas histórias, além de publicar fotografias. As pessoas,
que frequentam sites fotográficos, se mostram muito interessadas no cotidiano dos
fotógrafos e nos temas que lhes inspiram. Encontrar o equilíbrio nas
publicações não é tarefa simples, uma vez que transmitir uma imagem narcisista
não é o ideal – é sempre bom, manter a humildade, compartilhar matérias sobre
arte, informações interessantes e indicações sobre temas inspiradores.
Devemos analisar de que maneira nossos objetivos se encaixam
dentro das diversas mídias sociais e comunidades. Assim, o fotógrafo terá uma
base sólida para criar estratégias globais, que permitirão atuações eficientes
nas redes sociais.
O melhor e mais importante posicionamento é ouvir primeiro e
falar depois. Compreender a dinâmica de cada comunidade, para depois participar
ativamente, permite uma atuação mais eficaz e faz com que os dois lados se
harmonizem.
É também, fundamental, responder imediatamente, qualquer
pessoa que se comunique com o fotógrafo através das redes sociais. Essa prática
provoca no visitante, a sensação de que ele está lidando com uma pessoa real e
não com um sistema automático de respostas – as pessoas desejam saber se, do
outro lado, há um ser humano.
É de suma importância definir e reconhecer seu público alvo.
Muitos fotógrafos dedicam grande parte de seu tempo se contatando com outros
fotógrafos – obviamente, você poderá se tornar um profissional melhor,
aproveitando conselhos, dicas e informações dos experts, mas sua presença na rede
deve representar seu trabalho e ser direcionada a seu público alvo. Lembre-se
que suas publicações nas redes sociais não devem discorrer, apenas, sobre você
próprio – devem ser um, interessante, mix de informações, conceitos, idéias e
indicações , que as pessoas possam utilizar para solucionar seus problemas,
para melhorar suas capacidades ou até mesmo, para fazê-las pensar. As
publicações de maior sucesso nas redes sociais são as educativas e de
entretenimento.
As publicações de um usuário nas mídias sociais devem ser
uma combinação entre as necessidades do público e da personalidade do
indivíduo. O ideal é descobrir o que é útil, transformar em conteúdo e publicá-lo
direcionando-o a seu público-alvo.
Isto ajuda a configurar um interessante grupo de clientes potenciais.
Em seguida, lance mão de sua personalidade, para ajudar esses clientes
potenciais a se conectarem com seu trabalho. As pessoas precisam confiar no
fotógrafo que pretendem contratar e seu perfil, nas mídias sociais, pode ajudar
a alcançar esse objetivo.
Andreia Bueno . 11 de Junho de 2012 . ©
Que delicia de leitura Professora querida, muito Obrigado,, viu.
ResponderExcluirBeijos.
Obrigada, Hector! Fico feliz que tenha gostado! Bjos
ExcluirVou rever algumas prioridades. Obrigada pelas dicas Andreia!!!
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