Hello Fellows!
Em sala de aula, durante o Curso de Fotografia Profissional,
costumo insistir num tema que está mais relacionado à administração de
carreira, do que, exatamente, à fotografia – o marketing pessoal, a etiqueta
social e o comportamento no mundo corporativo.
Determinadas premissas, amplamente divulgadas em livros
didáticos nos cursos de administração, de auto- ajuda e afins, não foram
criadas do “vazio”, sendo frutos de longos anos de observação de especialistas em
comportamento humano. Posteriormente, essas conclusões foram aplicadas à
dinâmica das relações de trabalho, com o objetivo de obter os melhores
resultados para as corporações.
Costumo dizer, que todos deveriam participar de, pelo menos,
um curso técnico de administração – no mínimo, aprendemos a administrar, de
forma mais eficiente, nossa própria vida.
Meu objetivo aqui é a carreira do fotógrafo. Num mercado
crescente, obtém sucesso aquele que planeja, cuidadosamente seus passos, tendo
em vista os resultados, que deseja alcançar, num determinado prazo. O processo
precisa ser contínuo e os resultados, sempre, avaliados:
. Qual é o meu FOCO?
. Quem é o MEU CLIENTE?
. Onde está MEU CLIENTE que hábitos tem, o que
ele precisa, o que o seduz?
. Que RESULTADOS desejo alcançar? Em quanto TEMPO?
. Quais as AÇÕES preciso implementar para obter os resultados
almejados?
. VERIFICANDO os resultados obtidos, periodicamente, quais
foram – até aqui - meus acertos e quais os pontos onde estou deixando a
desejar?
. O que preciso fazer para SANAR AS FALHAS do meu
planejamento?
Essas são, apenas, algumas das perguntas, que qualquer
profissional precisa se fazer, antes de chegar onde deseja.
Todo processo envolve ações, muitas vezes simples, mas que
precisam ser observadas – é um início: a maioria dos fotógrafos, já possui
cartão de visitas, mas será que ele carrega uma marca consistente, traduzindo sua
linha de trabalho e que sabe usá-lo de forma eficaz?
Em uma boa marca (ou logo), nada é por acaso – linhas,
cores, pesos óticos, legibilidade, desenhos – tudo é intencional, tendo em vista
a reação das pessoas aos elementos de comunicação visual. Um Designer Gráfico
competente é o profissional capaz de elabora-la.
Uma observação – o fotógrafo pode realizar um trabalho
estupendo, “sui generis”, utilizar equipamentos de ponta, ter cultura, ser
simpático e sociável, oferecer um atendimento e um pós-venda maravilhoso e,
mesmo assim, ser assaltado por dúvidas e perguntas, como “Por que não consigo
trabalhos com constância?” ou “Por que não consigo me estabelecer como
fotógrafo profissional?”.
ENCONTRAR A RESPOSTA PARA ESSAS PERGUNTAS É O PRIMEIRO
PASSO.
De qualquer forma, para que tenhamos sucesso, é preciso
aplicar, constantemente, TODAS EM CONJUNTO, COM DISCIPLINA.
MAS SEM PERDER O
NOSSO OLHAR FOTOGRÁFICO.
Abaixo, para download, um livreto sobre o comportamento no
mundo corporativo – Os 7 Pecados do Mundo Corporativo, de Lígia Marques - que
considero muito interessante e que me acompanha faz tempo – uma cortesia da
Editora Vozes, que compartilho com vocês. Na leitura, sugiro que adaptem as
idéias e palavras à carreira de fotógrafo profissional.
Tenham sempre:
FOCO – PERSISTÊNCIA – DISCIPLINA – CULTURA - CRIATIVIDADE -
FÉ
Obrigado Andréia, por nos ensinar tudo!!!!!!
ResponderExcluirQuanto mais eu leio, mais eu sinto que preciso aprender! Tenho tanto ainda pra aprender.
ResponderExcluirFoco no Foco, planejamento estratégico, gestão financeira.... obrigada por compartilhar o livro.