quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

FOTÓGRAFOS . GERENCIAMENTO DE CARREIRA


Hello Fellows! 

Em sala de aula, durante o Curso de Fotografia Profissional, costumo insistir num tema que está mais relacionado à administração de carreira, do que, exatamente, à fotografia – o marketing pessoal, a etiqueta social e o comportamento no mundo corporativo.

Determinadas premissas, amplamente divulgadas em livros didáticos nos cursos de administração, de auto- ajuda e afins, não foram criadas do “vazio”, sendo frutos de longos anos de observação de especialistas em comportamento humano. Posteriormente, essas conclusões foram aplicadas à dinâmica das relações de trabalho, com o objetivo de obter os melhores resultados para as corporações.

Costumo dizer, que todos deveriam participar de, pelo menos, um curso técnico de administração – no mínimo, aprendemos a administrar, de forma mais eficiente, nossa própria vida.

Meu objetivo aqui é a carreira do fotógrafo. Num mercado crescente, obtém sucesso aquele que planeja, cuidadosamente seus passos, tendo em vista os resultados, que deseja alcançar, num determinado prazo. O processo precisa ser contínuo e os resultados, sempre, avaliados:

. Qual é o meu FOCO?

. Quem é o MEU CLIENTE?
. Onde está MEU CLIENTE que hábitos tem, o que ele precisa, o que o seduz?

. Que RESULTADOS desejo alcançar? Em quanto TEMPO?

. Quais as AÇÕES preciso implementar para obter os resultados almejados?

. VERIFICANDO os resultados obtidos, periodicamente, quais foram – até aqui - meus acertos e quais os pontos onde estou deixando a desejar?

. O que preciso fazer para SANAR AS FALHAS do meu planejamento? 

Essas são, apenas, algumas das perguntas, que qualquer profissional precisa se fazer, antes de chegar onde deseja.

Todo processo envolve ações, muitas vezes simples, mas que precisam ser observadas – é um início: a maioria dos fotógrafos, já possui cartão de visitas, mas será que ele carrega uma marca consistente, traduzindo sua linha de trabalho e que sabe usá-lo de forma eficaz?

Em uma boa marca (ou logo), nada é por acaso – linhas, cores, pesos óticos, legibilidade, desenhos – tudo é intencional, tendo em vista a reação das pessoas aos elementos de comunicação visual. Um Designer Gráfico competente é o profissional capaz de elabora-la.

Uma observação – o fotógrafo pode realizar um trabalho estupendo, “sui generis”, utilizar equipamentos de ponta, ter cultura, ser simpático e sociável, oferecer um atendimento e um pós-venda maravilhoso e, mesmo assim, ser assaltado por dúvidas e perguntas, como “Por que não consigo trabalhos com constância?” ou “Por que não consigo me estabelecer como fotógrafo profissional?”.

ENCONTRAR A RESPOSTA PARA ESSAS PERGUNTAS É O PRIMEIRO PASSO.

De qualquer forma, para que tenhamos sucesso, é preciso aplicar, constantemente, TODAS EM CONJUNTO, COM DISCIPLINA.
MAS SEM PERDER O NOSSO OLHAR FOTOGRÁFICO.

Abaixo, para download, um livreto sobre o comportamento no mundo corporativo – Os 7 Pecados do Mundo Corporativo, de Lígia Marques - que considero muito interessante e que me acompanha faz tempo – uma cortesia da Editora Vozes, que compartilho com vocês. Na leitura, sugiro que adaptem as idéias e palavras à carreira de fotógrafo profissional.

Tenham sempre:

FOCO – PERSISTÊNCIA – DISCIPLINA – CULTURA - CRIATIVIDADE - FÉ

2 comentários:

  1. Obrigado Andréia, por nos ensinar tudo!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais eu leio, mais eu sinto que preciso aprender! Tenho tanto ainda pra aprender.
    Foco no Foco, planejamento estratégico, gestão financeira.... obrigada por compartilhar o livro.

    ResponderExcluir