segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Saiba mais sobre os tipos de lentes disponíveis para câmeras DSLR

Assim que compramos uma câmera DSLR, nossa primeira dúvida é, quando devemos trocar nossa objetiva? Essa dúvida é recorrente, porque sabemos que a lente que vem com o kit da câmera é muito bom, porém conseguimos atingir resultados melhores com lentes com características especiais para cada tipo de cena. Possuir mais de uma lente, é como se tivesse várias câmeras para cada tipo de trabalho. 

Não é obrigatório no primeiro momento, mas a medida que seu trabalho for evoluindo, observará essa necessidade.

No post de hoje, vamos abordar as lentes mais procuradas no mercado, suas diferenças e principais aplicações. Vamos lá?

Distância focal, ângulo de visão e diafragma


Quando for realizar a compra de uma lente, a leitura das principais características e descrição técnica é fundamental. Não se preocupe, neste momento você não precisa pegar o manual da câmera e ler todos os detalhes, mas chamamos sua atenção para três fatores importante sobre as lentes, a distância focal, ângulo de visão e diafragma. 

Distância focal: É a distância em milímetros entre a lente e o sensor. O cálculo é baseado na distância ótica do ponto onde os raios de luz se convergem para formar a imagem/cena no sensor digital. 




Angulo de Visão: 
O ângulo de visão diz o quanto de cena será enquadrado e ampliados de acordo com a distância focal da lente. Quanto maior for à distância focal, mais estreito o ângulo de visão e maior a ampliação. Quanto menor a distância focal, maior será o ângulo de visão e menor a ampliação. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Fonte: Pinterest

Diafragma: 
O diafragma é o que decidirá o quanto de luz deverá entrar no sensor. No momento de adquirir sua câmera, o símbolo f. que consta na lente e também nas especificações técnicas corresponderá ao diafragma. Quanto menor o número, maior será a entrada de luz no sensor e quanto menor, menos luz será refletida no sensor.  Lentes prime (fixas - sem zoom) costumam a ter maior abertura, proporcionando assim fotos mais iluminadas. Na imagem abaixo conseguimos visualizar melhor essa diferença:

Fonte: Pinterest / Coisas de Diva




Lentes zoom


As lentes zoom são indicadas para aqueles profissionais que não conseguem (ou não gostariam) ficar próximo ao objeto da cena. Essas lentes costumam a ser mais escuras e pesadas, algumas exigem o uso de um monopé para auxiliar na sustentação. O grande diferencial de adquirir uma lente zoom é que poderá explorar enquadramento, oferecendo mais versatilidade a sua composição fotográfica.


Fonte: Pinterest

Lente grande angular


A lente grande angular permite você ter um campo de visão maior do que com outras lentes. Com ela é possível fotografar ambientes que necessitam de mais cena, garantido amplitude perfeita para captura principal de paisagens.

Fotos próximas dos objetos ou pessoas com a lente grande angular vão distorcer o assunto da cena, pois a principal característica da lente, e isso acontecerá dependendo da posição que a foto for tirada. Um exemplo seria com fotos de uma paisagem, feitas de baixo para cima, deixariam a cena ao fundo maior que o chão. Outro exemplo seria uma foto de uma pessoa próxima a lente, faria com o que o seu rosto ficasse com o tamanho desproporcional ao corpo.

A lente grande angular é recomendada para fotos de paisagens, ambientes pequenos (para que pareçam maiores) e outras cenas que você queira aumentar o assunto da cena.

Fonte: Pinterest / Birch Tree

Olho de peixe


A lente olho de peixe, ou fisheye como é chamada em inglês, é utilizada pelos fotógrafos que gostam de dar um efeito mais artístico em suas fotos. Ela causa uma distorção esférica, trazendo para a frente o assunto principal e deixando as bordas mais arredondadas. É como se o fundo se curvar-se em torno do assunto.



Lentes macro


A lente macro é utilizada para destacar objetos menores da cena, pois ela amplia o assunto. Ela garante fotos com mais nitidez e qualidade para estes tipos de assunto. Para uma foto incrível o ideal é preparar a cena de fundo, utilizar um tripé para evitar borrões e trabalhar o enquadramento.




Lentes Prime


São lentes mais claras e possuem apenas uma distância focal, isso é, diferente das lentes zoom, você precisará se aproximar do objeto da cena para capturar melhor a imagem. Mas este não é o principal diferencial da lente. Lentes prime são mais leves, rápidas e iluminadas, permitindo assim fotos mais ainda mais nítidas e que capturam mais luz. Elas são recomendadas para trabalhos que precisam de captação de mais luz, que queira um desfocar mais o fundo e vídeos com mais definição.



Esperamos que este post te ajude a escolher a lente sob medida para o seu trabalho. Mas lembre-se, mais que um bom equipamento fotográfico, é importante estudo e treino para que isso reflito no seu trabalho.

No mais, sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário