sábado, 22 de dezembro de 2018

COMO FAZER FOTOS INCRÍVEIS DAS LUZES DE NATAL

A iluminação de Natal, raramente, fica tão linda nas fotografias, quanto a que vemos com nossos próprios olhos, mas isso não nos impede de fazer fazer belas imagens.
Se você quer fotografar sua própria decoração natalina ou registrar as luzes da cidade, siga as dicas a seguir, que costumamos dar em nosso curso de fotografia em BH.

A Melhor Hora para Fotografar

O erro mais comum, que as pessoas cometem ao fotografar as luzes natalinas, é esperar que anoiteça. Quando não há mais nenhuma luz natural, as luzes do Natal parecem flutuar num fundo, absolutamente, negro.

A melhor hora para fotografar é ao entardecer, quando a luz natural é brilhante o suficiente para iluminar as bordas de edifícios e das árvores, mas não tão brilhante, que se sobreponha às luzes artificiais. Se você fotografar numa grande cidade, poderá fazê-lo mais tarde em virtude da poluição luminosa, mas o céu não estará mais azul, o que enriqueceria bastante as imagens.

Quando Usar o Flash

Iluminação cênica e flash dedicado, normalmente, não se misturam - a luz do flash torna a cena plana e desinteressante, além de “abafar” o brilho suave das luzes de Natal.

Mas há uma exceção a esta regra: quando se deseja capturar uma pessoa ou determinado objeto em primeiro plano. É possível utilizar o flash para iluminar, apenas, o assunto, mantendo a velocidade do obturador lenta o suficiente para capturar as luzes de Natal brilhando ao fundo.
Em nosso Curso Flash Dedicado explicamos, detalhadamente, como configurar o flash para diversas aplicações.
Corrie Lindroos Photography
Se a intenção é fazer um retrato indoor, em frente a arvore de Natal, sugerimos que uma lâmpada ou lanterna seja utilizada para iluminar o assunto em lugar de um flash, a fim de não exceder na quantidade de luz. Assim é possível manter a atmosfera do ambiente.

Trazer Detalhes das Áreas Escuras 

Fotografar as luzes de Natal em ambientes internos pode ser difícil, pois elas não são potentes o suficiente, para iluminar o entorno.
Isso significa, que podemos obter uma bela imagem das luzes da árvore de Natal, mas todo o restante da imagem estará escuro, sem informações visuais.

Para obter uma fotografia mais equilibrada, experimente posicionar outras fontes de luz no ambiente, fora do quadro, para adicionar mais iluminação ambiente à cena. Esconder uma lâmpada atrás da árvore também conferirá profundidade à imagem e servirá de luz de recorte, destacando seu volume.

Tripé é Essencial
Carregar o tripé pode ser desconfortável, mas usá-lo melhora, significativamente, as fotografias.

Cenas com iluminação deficiente exigem velocidades baixas do obturador e qualquer uma abaixo de 1/60 seg pode produzir imagens borradas, se a foto for feita com a câmera nas mãos, sem apoio.
Para fotografar as luzes de Natal, o ideal é que sejam utilizadas velocidades entre 1 seg e 1/60 seg, dependendo da abertura do diafragma e das outras variáveis.
Para obter qualidade máxima nas imagens, utilize um tripé leve, com uma cabeça flexível e robusto o suficiente para suportar o peso de sua câmera.

Não se esqueça de desligar o estabilizador de imagem de sua objetiva – caso possua – se você estiver usando o tripé. Mantê-lo ligado provocará borrões em suas imagens.

Fotografe em Modo Manual e Use um ISO Baixo

A menos que você tenha esquecido seu tripé e precise segurar a câmera na mão, o ideal é não utilizar ISO alto, evitando ocorrência de ruído, mais evidente nas áreas escuras das imagens.
Para maior definição, mantenha a configuração ISO abaixo de 400 ao fotografar as luzes de Natal.

Escolha Manualmente a Melhor Velocidade do Obturador 

O segredo para obter belas fotos de iluminação natalina é escolher uma velocidade de obturador, que produza o equilíbrio certo entre as altas luzes e as sombras. Se a velocidade do obturador for muito alta, você poderá perder detalhes nas áreas de sombra da imagem. Se a velocidade do obturador for muito lenta, as luzes de Natal ficarão apagadas e o céu pode adquirir o mesmo aspecto da luz do dia.
Para encontrar a exposição perfeita, sugerimos fotografar no modo manual e experimentar várias velocidades de obturador.

Escolha o White Balance Correto

O White Balance que você escolher - ou o que sua câmera definir, se você estiver usando o balanço de branco automático - pode alterar, significativamente, a aparência de suas imagens. A iluminação natalina contém, geralmente, uma mistura de luzes brancas, azuis, vermelhas, verdes ou até mesmo faixas multicoloridas do espectro. Aproveite e experimente todas as configurações de white balance disponíveis em sua câmera, para definir qual delas atende melhor sua intenção.

Se você está fotografando ao entardecer e deseja que o céu assuma um tom de azul mais vibrante, use a configuração WB para luz de tungstênio.

No Momento do Disparo

Mesmo quando utilizamos tripé, ainda há possibilidade de balançar a câmera quando pressionamos o botão de disparo. Uma boa solução é fazer uso de um disparador a cabo, um controle remoto sem fio ou o temporizador da câmera. Configurar o temporizador da câmera para disparo em 5 seg é suficiente para evitar vibrações.


Enquadramento

Enquadre toda a cena pretendida, mas inclua espaços negativos e quando for possível, superfícies reflexivas – água, poças ou mesmo um espelho, que possam refletir as luzes de Natal. Seja criativo, usando acessórios inusitados.
Para luzes que piscam, certifique-se de usar uma velocidade de obturador suficiente para capturar todo o ciclo da luz.

Aproveite o Bokeh

Nem sempre as luzes de Natal precisam estar, totalmente, nítidas na imagem.
Às vezes, desfocá-las produz um belo bokeh, conferindo à foto uma atmosfera de sonho. Existem várias formas de incluir um bokeh na imagem - podemos manter o foco num elemento em primeiro plano e desfocar o fundo ou desfocar toda a cena.
Para isso, é preciso utilizar uma lente com abertura máxima ampla, que possibilite uma pequena profundidade de campo.
De qualquer forma, você terá uma bela foto.

Fotografe em RAW

O formato ideal para se fotografar a iluminação natalina é RAW, utilizando uma câmera DSLR ou mirrorless – as imagens terão, não só qualidade superior, mas você terá também, mais flexibilidade na pós produção, destacando e valorizando os detalhes através dos softwares de tratamento, como o Lightroom e o Photoshop.

Esta possibilidade é, especialmente, importante no caso das luzes do Natal, já que as fotos tendem a apresentar sombras profundas e pontos de luz estourados.

Lightpainting

Lightpaiting é uma técnica fácil e divertida de enriquecer as fotos. É possível iluminar objetos específicos com uma lanterna, escrever no ar as palavras "Feliz Natal" ou criar rastros com pincéis de luz.
Para garantir que você não apareça nas fotos, use roupa escura e tente não se iluminar com a lanterna. Lembre-se de usar uma velocidade do obturador lenta o suficiente, para permitir que você interfira na cena.

Seja Criativo
Existem infinitas formas de fotografar as luzes natalinas – experimente, quebre regras e crie imagens únicas.


Andreia Bueno . Dezembro 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário